Página inicial > São Sebastião > Professora do Campus São Sebastião participa de evento em Lisboa

Professora do Campus São Sebastião participa de evento em Lisboa

Criado: Terça, 05 de Fevereiro de 2013, 17h07 | Publicado: Terça, 05 de Fevereiro de 2013, 17h07 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1997

A Professora do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB) Verônica Lima da Fonseca Almeida participou, nos dias 31 de janeiro e 1.º e 2 de fevereiro, do XX Colóquio na Universidade de Lisboa – Portugal. A professora apresentou o trabalho – Educação Profissional dos Cursos de Formação Inicial e Continuada e Técnico em Secretário Escolar no IFB / Campus São Sebastião.

No evento, representantes de instituições de ensino de diversos países, como Brasil, França, Portugal, entre outros, trocaram experiências e perspectivas de futuro da educação profissional para jovens e adultos. Para a professora, a sua participação, representando o IFB, é muito importante já que a instituição atua na educação profissional.

“A partir deste passei a refletir e reorganizar novas práticas pedagógicas objetivando aproximar os alunos cada vez mais do mundo do trabalho, que é onde eles buscam atuar – na secretaria escolar. Além disso, entendo que desenvolver estudos e escrever sobre a educação profissional está contribuindo e fortalecendo o próprio sistema de ensino.”, reflete Verônica.

Segundo Verônica, entre os vários pontos discutidos no evento, um dos principais foi a defesa da pesquisa na educação profissional, com o objetivo de realizar uma aproximação real do curso com a profissão e a realidade do mercado.

“Como reflexão, entendemos que a educação profissional na atualidade passa por mudanças profundas, assim como o mundo do trabalho, que está cada vez mais competitivo. Essa educação enfrenta os desafios relacionados aos avanços tecnológicos e a diversidade social, profissional e de nível educacional dos nossos alunos. Considera-se que os alunos buscam o curso com perspectivas de melhoras na vida profissional e pessoal; logo, essa educação deve promover o desenvolvimento de competências profissionais que correspondam aos novos desafios da vida de nossos cursistas”, finaliza a professora.