Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > Formação de Monitores do Napne 2025 fortalece inclusão no IFB
Início do conteúdo da página

Formação de Monitores do Napne 2025 fortalece inclusão no IFB

Criado: Sexta, 11 de Julho de 2025, 17h09 | Publicado: Sexta, 11 de Julho de 2025, 17h09 | Última atualização em Sexta, 11 de Julho de 2025, 17h09 | Acessos: 84
imagem sem descrição.

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidade Específicas (Napne) do IFB Campus São Sebastião realizou, nesta sexta-feira, a Formação de Monitoria do Napne com estudantes selecionados pelo Edital 1/2025 – NAPNE-DGSS/DREP/DGSS/RIFB/IFBRASILIA para atuar no apoio a colegas com necessidades específicas. A iniciativa faz parte das ações do núcleo para promover a inclusão, a diversidade e a equidade no ambiente escolar.

A monitoria, que será remunerada, será exercida por estudantes dos cursos de Pedagogia, Letras, Ensino Médio Integrado em Administração e Desenvolvimento de Sistemas Educacionais (Sisedu), com carga horária média de seis horas semanais, em horários contrários às aulas. O trabalho envolve o acompanhamento de estudantes com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e dificuldades de aprendizagem.

Durante a formação, os monitores receberam orientações sobre o papel do Napne, os limites da monitoria e estratégias práticas de acolhimento, escuta ativa e organização de tarefas. A proposta também buscou integrar os monitores à equipe do núcleo, reforçando o sentimento de pertencimento.

“A formação foi pensada para que os monitores se sintam parte da equipe do Napne e compreendam a importância do seu papel. É um processo de aprendizado mútuo e de fortalecimento da cultura inclusiva que queremos em nosso campus”, destacou Beatriz, coordenadora do Napne.

A ação reforça o compromisso do IFB com uma educação pública, gratuita e inclusiva, que respeita as diferenças e oferece apoio a todos os estudantes.

Fim do conteúdo da página