Estudantes de Pedagogia promovem evento sobre práticas docentes
Estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia (7º semestre) do IFB Campus São Sebastião organizaram o evento “Saberes e vivências: o diálogo transformador nas práticas docentes” na quarta, 23 de julho pela manhã no auditório da unidade.
A atividade integrou o componente curricular “Profissão Docente” ofertado neste semestre sob a coordenação da professora Catia Silvana da Costa. O objetivo da atividade consistiu em promover um espaço de diálogo e compartilhamento de experiências entre estudantes e docentes, valorizando os saberes e as práticas vivenciadas e refletidas durante as trajetórias formativas e profissionais. Centrado na docência e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), articulou teoria, prática e vivência como pilares da formação/atuação profissional docente.
As atividades realizadas foram as seguintes: cerimoniais de abertura e encerramento, falas de abertura proferidas pelas coordenações (do evento e do curso), roda de conversa intitulada "Docência na Educação Básica e na EPT", declamação de poema "A pesquisa e o saber" (de autoria de Mônica da Silva Costa) e apresentações de nove trabalhos das turmas de 5.º e 7.º semestres, produzidos nos Componentes Curriculares "Profissão Docente" e "EPT" no 1.º semestre de 2025.
Em "Profissão Docente", subsidiados pelo conceito de professor reflexivo/pesquisador, os trabalhos resultaram das análises de narrativas (casos de ensino) elaboradas com base em situações vivenciadas preferencialmente nas práticas de estágio supervisionado.
Em "EPT", fundamentados na temática "Docência no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do IFB: desafios e possibilidades", os trabalhos resultaram das entrevistas realizadas com docentes do EBTT, cujas questões tematizaram/problematizaram trajetórias formativas e profissionais nos âmbitos do ensino, da pesquisa e extensão.
Igualmente, foi realizado intervalo com lanche compartilhado e sorteio de brindes ao término do evento (livros e chocolates).
O evento foi organizado e realizado com os/as estudantes Adriano Medeiros dos Santos Filho, Beatriz Pereira Dantas Nunes, Beatriz Vitória Florentino da Silva, David Queiroz de Jesus, Kemily de Sousa Brito, Luana Luzia Teles de Lima, Maria Aparecida Rodrigues Ferreira e Rebecca Elyanna Silva Alves (todos/as do 7.º semestre). Além disso, contou com a parceria das estudantes Natália Pires de Aguiar e Stephany Lorrany Ferreira de Souza (ambas do 5.º semestre) nas atividades de mediação da roda de conversa e declamação de poema.
A ação foi apoiada pelos/as docentes do curso, representados por Wesley da Silva Oliveira (coordenador substituto) e Blenda Cavalcante de Oliveira (convidada para a roda de conversa) e divulgada via e-mail e grupos de WhatsApp.
Na avaliação da coordenadora do componente, como uma prática extensionista o evento promoveu reflexões a respeito de práticas de ensino e investigativas, contribuindo para a formação e atuação profissional docente.
Redes Sociais