Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > Projeto de Ensino “Clube de Leitura da Mulher que Conta” dá protagonismo à Mulher
Início do conteúdo da página

Projeto de Ensino “Clube de Leitura da Mulher que Conta” dá protagonismo à Mulher

Criado: Quinta, 31 de Julho de 2025, 15h36 | Publicado: Quinta, 31 de Julho de 2025, 15h36 | Última atualização em Quinta, 31 de Julho de 2025, 15h36 | Acessos: 116
imagem sem descrição.

O IFB Campus São Sebastião apresenta o Projeto de Ensino Clube de Leitura da Mulher, proposta que surge como uma ação afirmativa, necessária e premente, visando dar protagonismo à Mulher que fez da escrita a sua forma de ser reconhecida num mundo tão masculino e que optou pelo Conto como o palco para as suas protagonistas.

O Clube de Leitura da Mulher Que Conta, projeto de ensino coordenado pela professora de português Sigridi Suzelei Alves, é mais do que simplesmente um clube de leitura. A iniciativa manifestou-se pela necessidade de dar um rosto feminino à literatura e de proporcionar, por meio da leitura e discussão de contos escritos por autoras de diferentes contextos históricos, sociais e geográficos, um espaço de reflexões críticas, trocas enriquecedoras, o fortalecimento de uma rede de leitores atentos às questões de gênero e de representatividade na literatura. Uma rede de leitores que desenvolva, também, um apreço pelo conto, gênero literário que é, muitas vezes, desconsiderado, visto como algo que as pessoas escrevem antes de escreverem o primeiro romance. O conto, por sua concisão e intensidade, tem sido um espaço fértil para a expressão de temas urgentes e sensíveis, como identidade, gênero, corpo, violência, relações afetivas e resistência – questões frequentemente abordadas com profundidade por escritoras.

O público-alvo compreende as duas turmas dos primeiros anos do curso técnico integrado ao Ensino Médio, e o projeto tem como objetivos principais ser um espaço de leitura democrático que estimule os participantes a desenvolverem pensamentos críticos, a ampliarem o vocabulário, a compartilharem ideias, a debaterem temas relevantes na sociedade, enriquecer a aprendizagem dos alunos do técnico integrado que necessitam acumular um diversificado repertório sociocultural para aplicarem no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e, por último, mas não menos importante, propiciar aos participantes momentos de fruição através da literatura, no ambiente acadêmico.

Fim do conteúdo da página