Música e Educação: Artigo do IFB Ganha Destaque em Revista Acadêmica
O IFB Campus São Sebastião divulga a publicação do artigo “Entre sons e saberes: O papel do pedagogo em integrar a música nos anos iniciais do ensino fundamental”, de autoria de Sara Lopes de Carvalho e Mônica Padilha Fonseca, na Revista Mosaico: processos criativos em música e em artes do som (Universidade Federal de Pelotas – UFPel). O trabalho é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia do IFB Campus São Sebastião.
O estudo investigou como o pedagogo pode incorporar a música de forma criativa e significativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando que, nessa etapa, a música é pouco integrada devido à priorização do ensino de leitura, escrita e matemática. O projeto envolveu cinco atividades musicais com crianças de 3 a 11 anos, como experiências com sons do corpo e do ambiente, criação musical com objetos, composição com copos plásticos e reconhecimento de estilos musicais.
A pesquisa foi realizada na Ludoteca – LudoIF do IFB Campus São Sebastião, espaço pedagógico que funciona como laboratório para o curso de Pedagogia e acolhe crianças de 3 a 11 anos em atividades lúdicas e educativas. Mais do que um espaço de brincar, a Ludoteca é também ambiente de pesquisa, extensão e prática docente, fortalecendo a formação dos futuros pedagogos e contribuindo para a permanência estudantil. (Conheça mais sobre o projeto em https://www.instagram.com/ludotecaifb/)
O artigo completo pode ser acessado no site da Revista Mosaico: https://wp.ufpel.edu.br/revistamosaico/volumes-2/
https://wp.ufpel.edu.br/revistamosaico/files/2025/08/Entre-sons-e-saberes.pdf.
Redes Sociais