Página inicial > São Sebastião > Atividades marcam Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Criado: Sexta, 17 de Mai de 2013, 16h55 | Publicado: Sexta, 17 de Mai de 2013, 16h55 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2048

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio – alunos e professores do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB) se reuniram, na noite de ontem, 16, para participar de atividades sobre o tema.

O evento teve a palestra “Brasília Sem Pedofilia”, promovida pela Secretaria de Justiça do Distrito Federal e proferida pelo jornalista e apresentador de TV Todi Moreno. A atividade contou com a participação da psicóloga e analista judiciária da Secretaria Psicossocial Judiciária (SEPSI), Rebeca Mucci, que esclareceu mitos e crenças sobre a temática.

Segundo o diretor de ensino, pesquisa e extensão do campus, Fabrício Ademar Fernandes, o objetivo das atividades foi de conscientizar os estudantes sobre a gravidade do crime e estimulá-los a denunciar os casos pelo Disque 100.

O evento foi organizado pelos alunos do curso técnico subsequente em Secretariado e coordenado pela professora Camila Bretas.

O dia

O dia 18 de maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.