Campus São Sebastião inicia o projeto Ciranda das Palavras
Nessa segunda-feira, dia 30 de setembro, teve início o projeto de extensão Ciranda das Palavras no Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB). A proposta do projeto, idealizado pelas professoras Carolina Mendes e Cândida Alves, é criar um espaço de incentivo à leitura entre os alunos dos cursos técnico e de Formação Inicial e Continuada (FIC) do campus.
A ideia surgiu da observação de que ler literatura não é um hábito compartilhado por muitos alunos, que frequentemente priorizam a televisão ou a internet em seus momentos de descanso e lazer. Com o projeto, as professoras pretendem mostrar o lado prazeroso da leitura. "A literatura é um canal para conhecer novos mundos e desenvolver a criatividade e o senso crítico, além de ser uma incrível forma de se divertir", salienta a professora Cândida Alves.
O projeto, que se iniciará com a leitura de contos, tem a previsão de acontecer uma vez por mês, em encontros de uma hora cada, antes do início das aulas do período noturno. Nesses encontros, os participantes podem trocar opiniões e impressões do texto em questão, compartilhando o prazer da leitura.
No primeiro encontro, que contou com a presença de alunos e professores do Campus, foi lido o conto "Negrinha", de Monteiro Lobato, um conto adulto do autor conhecido por sua literatura infantil. O próximo encontro acontecerá em outubro, e a leitura do mês ainda será definida.
Redes Sociais