Página inicial > São Sebastião > IFB promove a “I Jornada Secretaria Escolar e Inclusão” no Campus São Sebastião

IFB promove a “I Jornada Secretaria Escolar e Inclusão” no Campus São Sebastião

Criado: Terça, 12 de Novembro de 2013, 16h54 | Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2013, 16h54 | Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2014, 10h27 | Acessos: 2249

Nessa segunda-feira, 11 de novembro de 2013, no Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB), teve início a “I Jornada Secretaria Escolar e Inclusão", evento realizado pelo NAPNE do Campus em parceria com a Coordenação do curso Técnico em Secretaria Escolar. O objetivo da Jornada é discutir e aprofundar o tema da inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas nas escolas.

"As escolas, como ambientes inclusivos, são uma realidade amparada pela legislação brasileira e distrital. Assim, é necessário que todos da comunidade escolar se envolvam na tarefa de tornar a escola um ambiente inclusivo, não apenas os professores, mas também os funcionários", explica a professora Cândida Alves, membro do NAPNE e uma das organizadoras do evento.

O evento foi aberto pelo diretor-geral do Campus São Sebastião, Rodrigo Mendes, e pela coordenadora do NAPNE da unidade, Roberta Crisóstomo. Durante a abertura, os participantes ouviram de pé o hino nacional, que foi interpretado em Libras por Elias Viana de Barros. Em seguida, foram ministradas as palestras "A postura do profissional no mundo do trabalho marcado pela diversidade", por Ronaldo Neves Ferreira, do Senac-DF, e "O Papel da Inclusão e da Cidadania", por Elias Viana de Barros, também do Senac-DF.

O público-alvo são os alunos dos últimos módulos do curso de Secretaria Escolar do Campus São Sebastião, bem como os profissionais da comunidade que atuam na área.

O evento continuará até esta quarta-feira,13 de novembro, com palestras sobre o "O Secretariado no contexto da Inclusão Escolar", relatos de experiências de duas Secretárias Escolares e uma vivência que será realizada pela equipe do NAPNE de São Sebastião.

O objetivo dos organizadores é que esse evento passe a ocorrer em todos os anos, a fim de capacitar os profissionais para lidar com o mundo do trabalho marcado pela diversidade.