Página inicial > São Sebastião > Sarau Cultural “Mulheres tecendo histórias” é realizado pelo Campus São Sebastião

Criado: Terça, 18 de Março de 2014, 16h29 | Publicado: Terça, 18 de Março de 2014, 16h29 | Última atualização em Terça, 18 de Março de 2014, 16h49 | Acessos: 1998

No último sábado, dia 15, aconteceu, no CAIC Unesco de São Sebastião, o encerramento do projeto “Mulheres tecendo histórias”, coordenado pela professora Letícia Ribeiro. Durante o meses de fevereiro e março, o grupo promoveu, no Campus de São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB), debates, discussões e atividades interdisciplinares sobre a temática de Gênero.

O Sarau Cultural contou com a parceria do Cine Clube Feminista e Radicais Livres S/A, organizações da sociedade civil, que atuam na luta pela igualdade de gênero e na difusão da cultura e em São Sebastião. Houve massiva participação da comunidade acadêmica do IFB e da comunidade externa.

As atividades artísticas e culturais consistiram em apresentações teatrais e musicais, oficina de batucada, recitação de poemas por alunos e alunas do IFB, por integrantes dos Radicais Livres S/A e  por membros da comunidade que participavam do evento, que contou ainda com a presença do time de futebol feminino Estrela Candanga, com consultas astrológicas e com oficinas de beleza, promovida em parceria com a Cooperunião e promotoras da Mary Kay.

Encerramento

O Sarau foi encerrado com uma mesa redonda que debateu as temáticas de "Gênero", com a professora Raquel Viana da Marcha Mundial de Mulheres; "Violência Doméstica", com a professora Dra Tatiana Rosa Nogueira Dias da UnB e "Saúde Sexual e Reprodutiva", com a Dra Norma Esther Negrete da União Brasileira de Mulheres.

Segundo a professora Letícia Érica Gonçalves Ribeiro, os resultados do projeto foram importantes e exitosos, pelos alcances imediatos e futuros para o Campus São Sebastião, no que diz respeito ao aprofundamento na discussão da temática de Gênero e, sobretudo, pela integração com a comunidade local e com os movimentos organizados da cidade.

A aluna Irene Fonseca, do curso de Secretariado, disse que teve uma grata surpresa com a diversidade de atividades oferecidas, com a receptividade dos professores e com a presença marcante dos colegas. "A atividade de sábado foi muito importante para mim, aprendi muitas coisas, com as jovens mulheres, são mulheres guerreiras e lutadoras”, afirmou a aluna Orlandina Ramos do FIC Cuidador de Idoso.

A professora Ruth Cristina Coelho afirmou estar grata por ter tido a oportunidade de participar com seus alunos de todo o projeto, principalmente do Sarau. "Um evento diversificado, onde  foi possível ter acesso à informação, cultura, arte, lazer e interação das partes envolvidas, docentes, alunos e sociedade. O apoio do grupo feminista, da equipe de maquiagem, de cabelo e dos convidados à mesa redonda, contribuiu para a qualidade e a dinâmica da programação", concluiu a professora.