Página inicial > São Sebastião > Cultura de Paz é a Gente que Faz

Cultura de Paz é a Gente que Faz

Criado: Segunda, 12 de Mai de 2014, 18h57 | Publicado: Segunda, 12 de Mai de 2014, 18h57 | Última atualização em Segunda, 12 de Mai de 2014, 19h05 | Acessos: 3597

No sábado, 10 de maio, foi realizado, no CED São Francisco em São Sebastião, o evento de extensão “Cultura de Paz é a Gente que Faz”. O objetivo da atividade foi envolver a comunidade do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB) para refletir sobre as ações diárias e institucionais voltadas para a cultura da paz, como uma responsabilidade individual e coletiva.

O evento foi uma atividade interdisciplinar, desenvolvida por professores das mais diversas áreas do campus, com o intuito de promover de disseminar a cultura de paz, que, aqui, é entendida para além da realização de atos de não violência, mas visando a tolerância, a convivência, a resolução de problemas, o respeito à diversidade, o fortalecimento da democracia e dos direitos humanos.

Atividades e participações

No evento, o 2º Sargento do Batalhão Escolar da PMDF, Davi Ferreira da Silva, falou sobre Segurança Pública e sobre a proteção à mulher, conforme previsto na Lei Maria da Penha. Os alunos e professores presentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a aplicação da lei com exemplos e questões práticas.

A professora Maria Eveline apresentou vídeos de curta duração com a temática da cultura de paz, seguidos de discussões sobre as pequenas ações que podem ser desenvolvidas por cada um, com o intuito de sensibilizar os alunos sobre a importância de refletir sobre a cultura da paz, o respeito, as questões que envolvem os Direitos Humanos, a tolerância e a diversidade que marcam nossa sociedade.

O grupo Radicais Livres S/A, artistas locais de São Sebastião, declamaram poesias com a temática da mulher e da cultura de paz, além de interagirem com os alunos.

O presidente e idealizador da Associação de Homens Contra a Violência à Mulher, Sanderson Brito, falou sobre a questão da prevenção à violência do ponto de vista de suas experiências pessoais e sobre como os homens podem se envolver de maneira mais ativa no cumprimento da legislação e na conscientização da comunidade. Foram distribuídas cartilhas contendo orientações sobre a Lei Maria da Penha para todos os presentes, com o objetivo de disseminar as informações entre os participantes.

Os participantes do evento também puderam contribuir com a construção de um mural coletivo, no qual foram escritas frases sobre a cultura de paz. As crianças da comunidade se mostraram especialmente interessadas em registrar com desenhos, recortes e colagens as suas ideias sobre como promover a paz nas atitudes cotidianas.

Premiação

Durante a atividade, foi realizada a premiação do 3º Concurso de Redação, Fotografia e Vídeo do Campus São Sebastião, que teve como tema “As mulheres de São Sebastião: suas histórias, lutas e sonhos” que contou com a presença do reitor do IFB, Wilson Conciani, na entrega dos prêmios.
Os primeiros lugares de cada categoria ganharam um passeio turístico à cidade histórica de Pirenópolis, GO. As fotografias vencedoras estavam expostas para apreciação da comunidade, bem como foi realizada a exibição do vídeo vencedor, criado pelo aluno Darlivon Ramos.

O evento foi finalizado com uma palestra e oficina sobre “Comunicação Não Violenta” (CNV), organizada por Thaís Alves Moreira. A CNV é um processo de pesquisa contínua que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina comunicação eficaz e com empatia. Enfatiza a importância de determinar ações a base de valores comuns, ou seja, interagindo com o temática proposta pelo campus, pois a cultura de paz não significa ausência de conflitos, mas a solução pacífica por meio do diálogo e do respeito à diferença.

Veja mais fotos do evento no perfil do IFB no Facebook.