Página inicial > São Sebastião > Estudantes do curso Técnico em Secretariado tiveram aula diferente

Estudantes do curso Técnico em Secretariado tiveram aula diferente

Criado: Sexta, 22 de Agosto de 2014, 14h40 | Publicado: Sexta, 22 de Agosto de 2014, 14h40 | Última atualização em Sexta, 22 de Agosto de 2014, 18h43 | Acessos: 1802

Alunos do curso Técnico em Secretariado, do último semestre, tiveram sua primeira aula prática no componente de Técnicas de Assessoramento Secretarial. No referido componente, os alunos aprendem técnicas de organização de eventos, cerimonial, protocolo e etiqueta, tanto à mesa, quanto organizacional e social.

O professor Jefferson Sampaio, que é responsável pelo componente, diz que busca ministrar suas aulas de forma bem prática, uma vez que o intuito da instituição é formar profissionais que dominem as técnicas e as práticas da profissão, de forma segura, consciente, responsável e excelente.

"Temos uma demanda muito grande por parte de nossos alunos acerca de práticas dentro de sala de aula, onde a teoria seja aplicada, visualizada e refletida, buscando alcançar melhor compreensão e aperfeiçoamento", diz o professor.

A coordenadora do curso, professora Ana Cláudia Bernardes Vilarinho, afirma a importância desse tipo de atividade para o desenvolvimento profissional e pessoal dos alunos, uma vez que eles se aproximam da realidade do mercado e participam ativamente no processo de ensino-aprendizagem.

A aula tinha como foco a organização de uma reunião de negócios. Por meio dela, foram trabalhados diversos aspectos, como etiqueta organizacional, trabalho em equipe, orçamento, gestão do tempo, relacionamento interpessoal, marketing pessoal, organização e planejamento de reuniões, motivação, tipos de eventos, regras de precedência na montagem de mesa, regras de protocolo e cerimonial, dentre outros conteúdos importantes não somente para a preparação de uma reunião, mas para a vida e desenvolvimento do ser crítico e transcendente.

O professor cita uma frase de Paulo Freire para resumir a importância de atividades como essa. “A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade".