Página inicial > São Sebastião > Em comemoração ao dia do profissional de Secretariado, alunos participam de debate

Criado: Quarta, 01 de Outubro de 2014, 15h17 | Publicado: Quarta, 01 de Outubro de 2014, 15h17 | Última atualização em Quarta, 01 de Outubro de 2014, 18h09 | Acessos: 1747

Nesta quarta-feira, 30 de setembro, dia em que se comemora o dia do profissional de Secretariado, o Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB) promoveu, para os alunos dos Cursos Técnicos em Secretariado e Secretaria Escolar, um momento de reflexão sobre o processo democrático e as eleições 2014.

Com o tema “Eleições e Cidadania”, o evento contou com a presença de sociólogos e cientistas políticos que fizeram um resgate histórico da democracia e discutiram junto às comunidades escolar e externa a importância do voto consciente no exercício da cidadania.

A atividade proposta simultaneamente à comemoração do “Dia Nacional do(a) Secretário(a)” foi organizada pelos alunos do terceiro módulo do Curso Técnico em Secretariado, como prática de organização de eventos. Para o professor da disciplina, Jefferson Sampaio, “no processo de ensino e aprendizagem, teoria e prática complementam-se”.

Para a coordenadora do curso, Ana Cláudia Bernardes Vilarinho, o objetivo de inserir os alunos na programação e execução de todo o evento, foi poder verificar o desempenho do profissional de eventos. “Com a atividade foi possível focar a figura do profissional de secretariado no comando das tarefas, sua intervenção frente ao contexto que engloba todo o planejamento e estrutura de um evento, desde sua criação, passando pela operacionalização e concretização do mesmo”, afirmou a Ana Cláudia.

Os alunos foram contemplados com um projeto desenvolvido pela equipe de docentes de Secretariado Executivo, intitulado “Dia S”. A ideia do projeto é que na segunda quinzena de cada mês, sempre às quartas-feiras, os alunos venham para a aula vestidos como profissionais atuantes no mercado. O intuito é refletirmos a importância da comunicação não verbal, por meio da imagem pessoal, nas relações profissionais, e proporcionar um momento de aprendizado acerca da utilização das vestimentas adequadas no ambiente profissional.