Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião realiza atividades em “Dia da Não Violência Contra a Mulher”

Criado: Sexta, 28 de Novembro de 2014, 14h58 | Publicado: Sexta, 28 de Novembro de 2014, 14h58 | Última atualização em Sexta, 28 de Novembro de 2014, 15h03 | Acessos: 1489

No dia 25 de novembro é comemorado o “Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher”. Na última terça-feira, 25 de novembro, os alunos do curso técnico em secretaria escolar, secretariado e de licenciatura em letras português do Campus São Sebastião, participaram de um evento de reflexão sobre a mulher e comemoraram as diversas conquistas já alcançadas.

O campus foi palco de um evento que contou com uma mesa redonda com a participação de personalidades como Rêne Dalton do grupo “Cultura Afro”, Daniel da “Juventude Negra – Instituto Cultural Congo Nya”. Todos falaram sobre a questão da violência que ocorre nos espaços públicos e privados, não somente da agressão física, mas também psicológica e moral sofrida pelas mulheres, independentemente de cor ou classe.

Os temas trataram sobre as agressões e como elas reduzem a autoestima e causam danos à saúde: geram estresse e enfermidades crônicas. Para a organizadora e assistente social do Campus São Sebastião, Ana Célia de Souza, a violência interfere na vida, no exercício da cidadania das mulheres e no desenvolvimento da sociedade em sua diversidade.

O autor Jorge Amâncio apresentou o livro “Batom d´amour e morte” e realizou a leitura de algumas poesias autorais. Ana Carolina Cançado da “Marcha Mundial das Mulheres” falou sobre o tema “Violência Sexista: Uma abordagem a partir das Mulheres”.

A Assembleia Geral da ONU proclama essa data como o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher” a fim de estimular que governos e sociedade civil organizada nacionais e internacionais realizem eventos anuais como necessidade de extinguir com a violência que destrói a vida de mulheres considerado um dos grandes desafios na área dos direitos humanos.