Página inicial > São Sebastião > Curso de Mediação Escolar Estudar em Paz

Curso de Mediação Escolar Estudar em Paz

Criado: Quarta, 01 de Abril de 2015, 18h29 | Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2015, 18h29 | Última atualização em Quarta, 01 de Abril de 2015, 18h29 | Acessos: 2175

Nesta quarta-feira, dia 1º de abril, o Campus São Sebastião iniciou o curso de "Mediação Social para Educadores". O objetivo do curso é Formar 60 educadores(as) em mediação social no contexto escolar, "para que dominem a teoria e a técnica da mediação social e sejam promotores da educação para a paz e os direitos humanos junto ao Instituto Federal de Brasília no campus São Sebastião" afirmou Blenda Oliveira, coordenadora pedagógica do campus São Sebastião.

A professora Flávia Tavares Beleza, que é vinculada ao Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos (NEP) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB) será responsável pelas aulas de formação dos futuros mediadores sociais. O curso envolve estudo e simulação de casos e prática supervisionada. De acordo com Flávia, "o programa Estudar em Paz tem como objetivo levar a cultura da mediação para as escolas públicas do Distrito Federal. Ele acontece por meio da formação de mediadores na escola, alunos, professores, corpo técnico-administrativo e pais, da divulgação dos valores da Cultura de Paz, dos direitos humanos e de cidadania e da criação de núcleos locais de mediação".

Estiveram presentes na abertura do curso ex-alunas e mediadoras formadas por esse programa desde 2009 no Centro Educacional São Francisco em São Sebastião, que compartilharam as experiências e afirmaram que esse projeto mudou a vida delas, levando inclusive a habilidade da mediação para outros espaços que não somente o escolar. Além das alunas também estiveram o reitor do IFB, Wilson Conciani, o pró-reitor de ensino, Adilson Cesar de Araujo e as responsáveis pela parceria com o campus entre o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT/GASE) Márcia Pereira da Rocha; Universidade de Brasília (UnB/CEAM/NEP) – Professora Doutora Nair Heloísa Bicalho de Sousa;Instituto Federal de Brasília (IFB) – Professor Rodrigo Mendes da Silva (Diretor-Geral do Campus de São Sebastião) Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FESMPDFT) – Laís Cerqueira Silva Figueira (Diretora de Ensino).