Cinedebate e exposição encerram as atividades da Semana de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O Campus de São Sebastião encerrou na última segunda-feira, 18 de maio, as atividades referentes ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Iniciada no último dia 11, com a palestra de Paulo Farias, presidente do Fórum de Criança e Adolescente de São Sebastião, a Semana contou com várias atividades como cinedebates, oficina de cartazes e palestras com diferentes grupos de alunos.
A data, criada em 2000, relembra a garota Araceli Cabrera Sanches que no dia 18 de maio de 1973, com apenas 8 anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de famílias tradicionais do Espírito Santo -ES, os quais nunca foram punidos.
Esse dia tem o objetivo de estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento dessa violação.
Para a professora Tereza Salles, uma das organizadoras do evento, essa é uma data que não pode ser esquecida, pois se refere à um problema grave que atinge à todas as classes sociais e que precisa ser combatido todos os dias, pois o índice de crianças que sofrem abuso sexual no Brasil é assustador.
De acordo com a professora Letícia Érica Ribeiro, que ministrou a palestra sobre como prevenir, identificar e combater a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, “o Dia Nacional Contra o Abuso e a Exploração Sexual Infanto-juvenil busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis".
A realização da Semana foi de grande importância para que os alunos pudessem conhecer formas de prevenção à esse tipo de violência e, principalmente, para que aprendessem a identificar e denunciar casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.
A mensagem que se pretendeu passar com a Semana foi a de que devemos estar atentos e sensíveis à esse problema, a fim de contribuirmos para a construção de um mundo em que as crianças conquistem, de novo, o direito a terem um infância feliz e livre de todo e qualquer tipo de violência.
Redes Sociais