Página inicial > São Sebastião > Professora trabalha ações de enfrentamento à violência contra a mulher em São Sebastião

Criado: Quarta, 26 de Agosto de 2015, 18h42 | Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2015, 18h42 | Última atualização em Quarta, 02 de Novembro de 2016, 08h48 | Acessos: 1565

A professora Letícia Érica Gonçalves Ribeiro, do Campus São Sebastião, desenvolve o projeto de extensão "Ações de enfrentamento à violência contra a mulher em São Sebastião", pelo PROEXT/IFB. O projeto conta com a participação de 10 bolsistas do curso de Licenciatura em Letras-Português e tem desenvolvido várias atividades.

Na última semana, de 17 a 22 de agosto, foram realizadas três atividades de destaque. Entre elas, uma visita guiada à Casa da Mulher Brasileira, criada recentemente e que tem como objetivo oferecer atendimento integral e humanizado às mulheres vítimas de violência. De acordo com a professora Letícia Érica, “a visita faz parte da formação dos integrantes do projeto, a fim de que eles saibam como orientar a comunidade de São Sebastião sobre os equipamentos de proteção às mulheres disponíveis no Distrito Federal”. Além da Casa da Mulher Brasileira os integrantes também visitaram o Centro Especializado em Atendimento à Mulher (CEAM) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal (SPM).

Ainda dentro do Projeto de Extensão, a equipe visitou três vezes a Comunidade da Vila do Boa. Na primeira, para firmar parceria entre a organização Mãos de Ouro, que trabalha com aulas de artesanato e empreendedorismo, com as mulheres do bairro e também com a Escola Classe Vila do Boa. No segundo momento, os alunos visitaram casa por casa, para conhecer um pouco a comunidade e convidar as mulheres para participarem do encontro de mulheres que seria realizado no sábado (22/8)

E finalmente, no dia 22, foi realizado o I Encontro de Mulheres da Vila do Boa. Na ocasião houve a participação de mais de 60 mulheres da comunidade, alguns homens e cerca de 100 crianças. A atividade contou com várias apresentações culturais e uma roda de conversa, na qual as mulheres puderam contar um pouco de suas histórias. “Foi emocionante e muito gratificante sentir o carinho das participantes e ver que podemos contribuir para a transformação da vida dessas mulheres”, relatou a professora do Campus São Sebastião.

Com esse projeto o IFB tem podido cumprir ainda mais seu papel social em São Sebastião.