Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Taguatinga > Estudante do IFB finaliza estágio de dois meses em Instituição de Ensino Irlandesa
Início do conteúdo da página

Estudante do IFB finaliza estágio de dois meses em Instituição de Ensino Irlandesa

Criado: Terça, 22 de Março de 2016, 08h16 | Publicado: Terça, 22 de Março de 2016, 08h16 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2016, 08h21 | Acessos: 2663

Nesta sexta-feira, 25 de março, o estudante de Ciência da Computação do Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília (IFB), Rafael Passos, embarca de volta para o Brasil, depois de uma experiência de dois meses estagiando no Institute of Technology, Blanchardstown (ITB) em Dublin, Irlanda.

Na bagagem, Rafael – que está no terceiro semestre do curso superior no IFB – vai trazer consigo experiências inesquecíveis adquiridas durante o período em que viveu na capital irlandesa.

“Além da ótima experiência que foi ver como é viver em outro país e estudar em uma universidade estrangeira, tive acesso a laboratórios com tecnologia de ponta raramente vistos no Brasil. Também presenciei como é continuar na vida acadêmica como pesquisador e fiz diferentes contatos profissionais na IBM e contatos acadêmicos no ITB”, destaca.

Durante o tempo em que esteve em Dublin, Rafael fez uma imersão no Laboratório de pesquisa em Cyber Segurança (Security Research Laboratory) do Centro de Estudo e Inovação do ITB (Learning & Innovation Centre, The LINC). Ele trabalhou em áreas como criação de websites e servidores, análise de tráfego malicioso em redes, análise e coleção de dados de ataques reais realizados em servidores e data-centres públicos e busca e análise de vulnerabilidades em redes e aparelhos controlados remotamente (como controladores de pressão d’agua).

 

Acordo de Cooperação Técnica

A ida de Rafael ao ITB se deu a partir da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o IFB e a instituição irlandesa, assinada no ano passado. Com o acordo vigente, Rafael conta que o professor Fabiano Cavalcanti escreveu uma carta de recomendação ao ITB que, tempos depois, respondeu com uma carta-convite, chamando o estudante para o estágio em Dublin.

Rafael afirma que as experiências vividas no estágio valeram muito a pena e espera, agora, compartilhar os aprendizados adquiridos na Irlanda. “Para o IFB, estou levando propostas de pesquisa em conjunto com o ITB e novas ferramentas de estudo e treinamento que poderão ser implantadas no nosso curso de Ciência da Computação”, finaliza o estudante.

Fim do conteúdo da página