Alunos do Campus Taguatinga aprendem sobre história do vestuário e artesanato em visita à exposição Frida Kahlo
Alunos do Curso Técnico em Vestuário, Proeja em Artesanato e Design de Moda do Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília (IFB) visitaram à exposição “Frida Kahlo: Conexões entre mulheres surrealistas no México”.
A visita técnica foi proposta como atividade de extensão pela coordenadora e docente, Camila Rodrigues da Fonseca, como apreciação das componentes curriculares de “História do Vestuário” e “Artesanato”.
Além dos 30 trabalhos de Frida Kahlo, os alunos puderam apreciar manequins inspirados na cultura e indumentária mexicana, com seus arranjos florais na cabeça e saias longas, aprendemos algumas peças que compõe esse vestuário como o "resplendor" e os babados debruados com fita vermelha que representavam eventos matrimoniais.
Ainda na mesma exposição, o grupo assistiu os documentários exibidos na exposição sobre a pintora e estrangeiras radicadas no México como a inglesa Leonora Carrington e a norte-americana Sylvia Fein e a catalã Remedios Varo.
A exposição
A mostra – que era gratuita e estava em cartaz na Caixa Cultural de Brasília – foi a maior do gênero sobre a artista no país, com 136 peças, incluindo obras raras que estavam em museus e no acervo de colecionadores, de Frida e de mulheres influenciadas por ela.
Redes Sociais