Página inicial > Taguatinga > IFB promove parceria para capacitar servidores sobre a Aprendizagem de estudantes com Deficiência Visual

Criado: Terça, 30 de Agosto de 2016, 13h44 | Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2016, 13h44 | Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2016, 13h50 | Acessos: 1293

Na última quinta, 25 de agosto, foi encerrada a Capacitação de Servidores sobre a Aprendizagem de estudantes com Deficiência Visual, que aconteceu no Campus Taguatinga. Fruto de uma parceira entre a Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Brasília (IFB) e o Instituto Benjamin Constant (IBC), o curso fez parte do “Projeto Capacita Brasil: Jornada Nacional de Capacitação do Instituto Benjamin Constant”.

O IFB foi o terceiro instituto da Rede Federal a realizar essa parceria com o IBC, instituição que possui 162 anos de atuação e é referência no país na educação de pessoas com deficiência visual.

Além da parte teórica, a capacitação promoveu três oficinas relacionadas ao Sistema Braille, à Orientação e Mobilidades e à confecção de Materiais Pedagógicos para o estudante cego ou com baixa visão.

Ao todo, 65 servidores participaram da capacitação, entre técnicos e docentes, e em sua maioria servidores atuantes na Coordenação de Assistência Estudantil e NAPNEs dos campi. O curso foi estendido a instituições parceiras do IFB que atuam na área da deficiência visual no Distrito Federal, como ao Centro de Ensino Especial para deficientes Visuais (CEEDV), à Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV), à Biblioteca Braille “Dorina Nowill” e a professores da Secretaria de Estado de Educação do GDF.

A avaliação dos participantes foi positiva, que sentiram-se privilegiados pela oportunidade de aprendizagem para a promoção da acessibildiade do estudante cego e com baixa visão, bem como ao seu sucesso educacional.

A Capacitação foi organizada pela Coordenação de Ações Inclusivas da Pró-Reitoria de Extensão e contou com o apoio logístico do Campus Taguatinga, por meio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e da Direção e Ensino, Pesquisa e Extensão do campus.