Página inicial > Taguatinga > Estudantes do Campus Taguatinga participam de aula de campo na Chapada Gaúcha/MG

Criado: Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 11h59 | Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 11h59 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 12h08 | Acessos: 1573

Estudantes do 2.º ano do curso Técnico Integrado em Eletromecânica do Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília (IFB) participaram de uma aula de campo, da disciplina de Geografia, na Chapada Gaúcha, no estado de Minas Gerais.

A visita ocorreu na última semana, nos dias 9 e 10 de dezembro, e teve como objetivo compreender a dimensão entre sociedade e natureza numa perspectiva histórico-geográfica e literária.

Na ocasião, os estudantes verificaram como o extrativismo de frutos nativos do Cerrado pode ser tomado como uma alternativa para geração de renda frente a outras formas de uso da terra, se tornando aliados na conservação da natureza.

O grupo ainda teve a oportunidade de percorrer trechos que inspiraram Guimarães Rosa a escrever o clássico da literatura Grande Sertão: Veredas, percebendo algumas características daquela região descritas em seus textos.

Além disso, desde a saída de Brasília, foram trabalhados com os estudantes os processos de construção da identidade cultural por meio da literatura. Segundo o aluno Luan Castro, as atividades de literatura e geografia desenvolvidas ao longo do trajeto trouxeram aprendizado e um olhar mais crítico. Luan ainda destaca que foi uma aula diferenciada.

Ao final da aula de campo, o aluno Victor Silva apresentou uma releitura de um texto do poeta Nicolas Behr que reflete a atual situação das comunidades tradicionais da região visitada:

Não, o sertanejo não pode plantar

Também não pode falar com o prefeito

Muito menos viver na sua comunidade.

O sertanejo pode viver? Pode sim,

Mas sem plantar frutos e colher buritis