Página inicial > Taguatinga > Alunos do Instituto Federal de Brasília irão participar da 12° Jornada de Foguetes

Criado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 14h11 | Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 14h11 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2017, 13h17 | Acessos: 1339

Alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) irão participar entre os dias 23 a 26 de outubro de 2017 da 12° Jornada de Foguetes, no Hotel Fazenda Ribeirão, no Rio de Janeiro. Eles foram contemplados por conseguir lançar seus foguetes acima de 120 metros na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os estudantes Bruno Coutinho, Carlos Eduardo e Joélison Beltrão são do Ensino Médio Integrado, e cursam Eletromecânica, no Campus Taguatinga.

A XII Jornada de Foguetes é um evento que reúne cerca de 100 equipes de alunos do ensino médio que lançaram seus foguetes o mais distante dentre aqueles alunos do ensino médio, e conta com programações especiais de competições para alunos a oficina para professores, como a “Oficina de construção de foguetes a combustível sólido” para os docentes.

No evento eles irão fazer uma apresentação de cinco minutos, explicando os conceitos físicos fundamentais envolvidos no lançamento dos foguetes, além de confeccionar um foguete a partir de garrafas pet para atingir a maior distância possível. Ele será lançado por reação química de bicarbonato de sódio e vinagre. Depois de pronto a banca examinadora irá avaliar cada foguete e base de lançamento apresentada, dando nota de zero a dez aos participantes. Os alunos terão de descrever como foram as ideias para o surgimento e os materiais utilizados para a construção do foguete.

O aluno Bruno Coutinho ressalta a importância do Curso de Eletromecânica para a competição “a importância do curso é que você pode aplicar muitas das técnicas e máquinas do curso para fabricar modelos diferentes de bases para lançamento do foguete. Como por exemplo fazer o processo de soldagem por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, eletrodo não revestido e fabricar peças na fresa. ”

A edição do ano de 2016 da Jornada de Foguetes teve como participante o aluno Pedro Kruklis, que faz licenciatura em Física no Instituto Federal de Brasília - Campus Taguatinga, ele garantiu o 3° lugar na competição, com o lançamento de foguete de 258 metros. Segundo ele, o evento proporcionou bastante conhecimentos e aprendizagens “Minha experiência no geral foi extremamente divertida, conheci muitas pessoas de vários cantos do Brasil, aprendi muito com as palestras de engenheiros astrônomos e astronautas”, disse.

Todas as equipes que lançarem seus foguetes em torno de 230 e 260 metros receberão um troféu de esquipe campeã ou menção honrosa.