Página inicial > Taguatinga > Curso de Moda com referência a matriz africana encerra atividades em desfile na Semana da Consciência Negra

Criado: Sexta, 10 de Novembro de 2017, 17h53 | Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2017, 17h53 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2017, 18h09 | Acessos: 1433

Estudantes de Design e Produção de Moda do Instituto Federal de Brasília (IFB) encerram suas atividades na Semana da Consciência Negra com desfile temático. Em uma parceria com a Fundação Cultural Palmares foi possível a realização desse curso específico, oferecido em dois módulos com referência à matriz africana. O desfile das turmas será no dia 17 de novembro, sexta-feira, às 15h30, no auditório do IFB Campus Taguatinga.

Na programação do evento, todo o figurino, a cenografia e a maquiagem foram criados e serão organizados pelos próprios alunos, sob a coordenação de docentes do Instituto. Além disso, os alunos vão desfilar com vestimentas e acessórios produzidos por eles durante o período de realização das atividades.

O curso de Assistente em Design e Produção de Moda teve duração de 200 horas e foi voltado para a formação profissional prioritária de jovens negros e negras. A professora Juliana Rangel disse ter ficado muito agradecida com o resultado do projeto. “Toda equipe foi presenteada pelo crescimento dos alunos. Foi um trabalho difícil de ser desenvolver culturalmente dentro da realidade de uma minoria da população. O reflexo dessa experiência certamente fará parte de suas vidas”, conta emocionada.

Esse curso com enfoque na matriz africana pretendeu fortalecer a identidade negra e a inclusão e qualificação profissional nestas comunidades. Além de criar e produzir com base na história, costumes e linguagens africanas para disseminar a cultura. A atuação do profissional poderá ser desde o auxílio a designers de moda ao auxílio da produção de vestuário.

A oferta do curso de Tecnologia em Moda e Vestuário já acontece no IFB Campus Taguatinga, com aulas teóricas e práticas em laboratórios. No curso são abordadas técnicas de concepção e confecção do artigo de vestuário. Desde a criação de produtos de moda e estética até etapas de planejamento da cadeia do setor.