Página inicial > Taguatinga > Campus Taguatinga realiza encontro de Assistência Estudantil

Campus Taguatinga realiza encontro de Assistência Estudantil

Criado: Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 14h16 | Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 14h16 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 14h16 | Acessos: 1460

A coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão Social (CDAE) do IFB Campus Taguatinga realizou na última quarta-feira, 06 de dezembro, o Encontro de Assistência Estudantil, que teve como objetivo a apresentação dos resultados e avaliação dos Programas da Política de Assistência Estudantil do Campus Taguatinga. Na ocasião, a assistente social convidada do Campus São Sebastião, Ana Célia de Souza fez uma breve explanação sobre a Política de Assistência Estudantil que se encontra em processo de revisão e conta, principalmente com a contribuição dos estudantes em sua consulta pública.

O evento contou com a participação de vários estudantes de cursos distintos, o qual relataram experiências da trajetória na Instituição.

A assistência estudantil é uma questão relevante, quando se trata de democratização da educação pública. A comunidade estudantil reconhece sua importância no processo de promoção da permanência e sucesso acadêmico de estudantes oriundos de classes populares. Faz-se necessário que toda a comunidade escolar e público externo valorize a assistência estudantil enquanto estratégia primordial para redução de desigualdades no âmbito da instituição educacional.

A professora Veruska Machado destaca a importância dos programas da assistência estudantil “Como professora, acompanhei alguns estudantes que submeteram projetos a dois programas da assistência estudantil: desenvolvimento técnico-científico e programa de incentivo à cultura, esporte e lazer (Pincel). Orientei estudantes do Proeja e das licenciaturas ao longo do segundo semestre de 2017. Destaco que as atividades em que esses estudantes se envolveram a partir desses programas lhes acarretaram crescimento acadêmico. Ademais, possibilitaram também o desenvolvimento de uma formação integral, verdadeiramente cidadã, integrada às atividades de ensino, pesquisa e extensão ” relata.

Segundo a estudante Iracema Inês do Curso Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática, o auxílio é necessário para a permanência no IFB “O auxílio tem me ajudado de diversas maneiras, não só, na minha permanência na instituição, mas também me ajuda em outras necessidades de carácter pessoal. Hoje eu sou uma aluna satisfeita pela política dos auxílios e agradeço aqueles que foram atrás para que esses benefícios chegassem até nós, e que continuem com esse trabalho se for para mudar que seja pra melhor” diz a estudante.

Ao final do evento, houve uma confraternização com lanche promovido com contribuição coletiva da comunidade do Campus. O encontro contou também com exposição de materiais confeccionados pelos estudantes do Proeja. As estudantes de Design de Moda, promoveram seu primeiro desfile e os recursos foram da Política de Assistência Estudantil do IFB pelo Programa de Incentivo à Cultura Esporte e Lazer Discente (PINCEL).