Página inicial > Taguatinga > Estudante do curso técnico em Artesanato do Campus Taguatinga publica texto em coletânea

Criado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 16h28 | Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 16h28 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 16h33 | Acessos: 974

A estudante do curso técnico Proeja Artesanato Campus Taguatinga, Aristéia Mesquita, teve seu texto selecionado para compor a 1ª Coletânea Nacional de “Histórias que merecem ser contadas – PROEJA 10 anos”. A obra foi lançada em comemoração aos 10 anos do projeto, em uma iniciativa dos Institutos Federais do rio Grande do Sul, em parceria com a Faculdade de Educação da UFGRS e com o Fórum Estadual de EJA do RS.

Para compor a coletânea, a comissão organizadora reuniu textos de alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) de todo o Brasil. As narrativas abordam momentos marcantes para esses estudantes que não puderam concluir sua formação acadêmica no tempo regular.

A estudante do módulo IV do Proeja Artesanato, Aristéia Mesquita, de 65 anos, teve seu texto “Memórias, Sonhos e Conquistas” selecionado para compor a obra. Incentivada por uma oficina de cordel ministrada pela professora Veruska Machado, a estudante narrou sua trajetória de vida, desde de seus sonhos de criança até suas conquistas de adulta.

Aristéia, que conheceu o Instituto Federal (IFB) por meio de sua filha mais velha, em 2015, atribui à instituição a oportunidade de concluir seus estudos e de ter seu primeiro texto publicado em cadeia nacional.

O livro foi lançado em outubro, durante uma noite de autógrafos no Câmpus Sapucaia do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), unidade onde surgiu o projeto que inspirou a edição nacional do livro. Desde 2013 é publicado semestralmente um volume reunindo histórias dos alunos do curso Técnico em Administração do Câmpus, com o intuito tanto de promover o desenvolvimento de conhecimentos relacionados à língua e literatura do Brasil quanto de dar voz e valorizar o conhecimento dos estudantes do Proeja.

O IFB parabeniza todos os estudantes que participaram dessa iniciativa.