Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Taguatinga > Estudante do curso técnico em Artesanato do Campus Taguatinga publica texto em coletânea
Início do conteúdo da página

Estudante do curso técnico em Artesanato do Campus Taguatinga publica texto em coletânea

Criado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 16h28 | Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 16h28 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 16h33 | Acessos: 974

A estudante do curso técnico Proeja Artesanato Campus Taguatinga, Aristéia Mesquita, teve seu texto selecionado para compor a 1ª Coletânea Nacional de “Histórias que merecem ser contadas – PROEJA 10 anos”. A obra foi lançada em comemoração aos 10 anos do projeto, em uma iniciativa dos Institutos Federais do rio Grande do Sul, em parceria com a Faculdade de Educação da UFGRS e com o Fórum Estadual de EJA do RS.

Para compor a coletânea, a comissão organizadora reuniu textos de alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) de todo o Brasil. As narrativas abordam momentos marcantes para esses estudantes que não puderam concluir sua formação acadêmica no tempo regular.

A estudante do módulo IV do Proeja Artesanato, Aristéia Mesquita, de 65 anos, teve seu texto “Memórias, Sonhos e Conquistas” selecionado para compor a obra. Incentivada por uma oficina de cordel ministrada pela professora Veruska Machado, a estudante narrou sua trajetória de vida, desde de seus sonhos de criança até suas conquistas de adulta.

Aristéia, que conheceu o Instituto Federal (IFB) por meio de sua filha mais velha, em 2015, atribui à instituição a oportunidade de concluir seus estudos e de ter seu primeiro texto publicado em cadeia nacional.

O livro foi lançado em outubro, durante uma noite de autógrafos no Câmpus Sapucaia do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), unidade onde surgiu o projeto que inspirou a edição nacional do livro. Desde 2013 é publicado semestralmente um volume reunindo histórias dos alunos do curso Técnico em Administração do Câmpus, com o intuito tanto de promover o desenvolvimento de conhecimentos relacionados à língua e literatura do Brasil quanto de dar voz e valorizar o conhecimento dos estudantes do Proeja.

O IFB parabeniza todos os estudantes que participaram dessa iniciativa.

 

Fim do conteúdo da página