Página inicial > Taguatinga > Alunos do IFB se preparam para 12° Mostra Brasileira de Foguetes

Alunos do IFB se preparam para 12° Mostra Brasileira de Foguetes

Criado: Quinta, 29 de Março de 2018, 18h19 | Publicado: Quinta, 29 de Março de 2018, 18h19 | Última atualização em Quinta, 29 de Março de 2018, 18h19 | Acessos: 1105

Estudantes do curso Técnico em Eletromecânica do Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília (IFB) se preparam para a 12° Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). O evento é realizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e acontecerá dia 11 de abril, na própria instituição.

A Mobfog consiste em construir e lançar foguetes obliquamente, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A mostra visa fomentar o interesse dos jovens pela astronáutica, física e astronomia.

Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio, distribuídos em quatro níveis. Ao todo, 18 alunos do IFB se preparam para a competição, ao construir foguetes a base de garrafa PET’s, água, vinagre e bicarbonato de sódio.

Os alunos constroem e testam os foguetes nas terças e sextas-feiras, sob a coordenação dos professores Eryk Leão (Física) e Leonardo Leódido (Mecânica). A partir dos conceitos básicos de física estudados em sala, eles analisam a melhor forma de construção do foguete. A estudante Rebeca Freitas, de 16 anos ressalta a importância desse ensinamento prévio. “Nós estamos aprendendo tudo na física para a elaboração dos protótipos do foguete. Isso nos ajuda até mesmo na escolha da garrafa pet”, explica.

Segundo o professor Eryk Leão, é importante que seja despertado nos alunos o interesse pela física, e destaca a importância do desenvolvimento de projetos em sala de aula. “Se temos alunos envolvidos em projetos, nos empolgamos mais para ensinar coisas novas”, ressalta.

Em 2017 uma equipe do IFB, formada por três alunos foi selecionada para participar da Jornada de Foguetes. Eles ficaram em terceiro lugar, com o lançamento de 210 metros de altura. O estudante Carlos Eduardo Lopes, de 18 anos, foi um dos premiados. Ele mostra empolgação e orienta os futuros competidores. “Nós ajudamos o pessoal que irá participar da mostra deste ano. É uma grande responsabilidade, mas faço com orgulho”, diz ele.

Os alunos ou equipes que lançarem seus foguetes a mais de 100 metros de distância serão convidados para participar da Jornada de Foguetes, etapa nacional do projeto, que será realizada na Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, entre outubro e novembro.