Página inicial > Taguatinga > Valeu, IFB! Aluno do curso Design de Moda é vencedor do prêmio Destaque de Moda

Valeu, IFB! Aluno do curso Design de Moda é vencedor do prêmio Destaque de Moda

Criado: Sexta, 27 de Abril de 2018, 17h30 | Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2018, 17h30 | Última atualização em Segunda, 30 de Abril de 2018, 14h58 | Acessos: 2201

O estudante do curso de Design de Moda do Campus Taguatinga Lourival Souza vence premiação Destaque de Moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac DF). O estudante, de 19 anos, conquistou o prêmio de melhor coleção unissex.

Aluno do quinto semestre do curso, Lourival sempre se interessou pelas áreas criativas, como moda, design e arquitetura. Descobriu o Design de Moda do IFB pelo SISU, que por estar apenas na segunda turma ainda não era muito conhecido. Matriculou-se com receio, mas foi positivamente surpreso. “Desconstruí tudo aquilo que as pessoas de fora falam do ramo: que moda é fútil, desnecessária. Eu consegui realmente entender a profundidade do que é a moda e me apaixonei instantaneamente.”

O concurso elegeu os destaques do ano em três categorias: moda feminina, masculina e unissex, que foi vencida por Lourival. Cada um deles ganhará a produção completa de suas coleções e terá participação no desfile dos ganhadores, que será realizado no dia 24 de maio, na rampa do Museu Nacional de Brasília. Eles contarão no desfile com apoio de alunos do Senac dos cursos de Costureiro, Personal-Stylist, Cabeleireiro e Maquiagem. Lourival já fazia projetos com outros alunos do IFB, como pequenos editoriais e backstages de desfiles locais, mas o prêmio Senac foi sua primeira grande oportunidade. A coleção é inspirada nos vitrais de Brasília, o que exigiu muita pesquisa do aluno. “Passei noites em claro. Fui à Catedral e tirei várias fotos, fiz pesquisas, me aprofundei nisso. Procurei ajuda dos professores do IF, que

foram muito prestativos e me ajudaram bastante. Tinham que ser enviados 20 croquis para 10 serem selecionados. Fiz minha produção, enviei e recebi uma
ligação dizendo que tinha sido o vencedor da categoria agênero.”

A coleção é voltada para o verão 2019. Valoriza o conforto e a simplicidade, mas uma simplicidade que agrega. As cores são fiéis ao tema, com tons de azul e verde, e a modelagem e os tecidos são leves. Lourival buscou transmitir muito de sua personalidade em sua coleção, por meio do uso de tendências que o representam, como estampa, textura e transparência. Os vitrais, para o estilista, combinam com a categoria agênero, por representar a neutralidade entre o masculino e o feminino.

Para a coordenadora do curso de Moda do IFB, Rafaela Asmar, é essencial que os alunos participem de projetos externos, para abrir a mente e receber olhares alheios no próprio trabalho. Quanto a Lourival, a professora afirma que é um pequeno gênio da moda. “Super dedicado e interessado, desenvolve trabalhos bem-acabados e com critérios. Ele vai fundo nas pesquisas.” Lourival afirma que a experimentação é uma de suas principais características, para fugir sempre do senso comum.

“O prêmio significa muito para mim. Mostra que meu trabalho foi recompensado, que eu tenho capacidade de seguir a moda, que eu sou uma pessoa realmente criativa, porque às vezes a gente fica com esses questionamentos. Mas isso significa que eu estou no caminho certo e pretendo me aprofundar cada vez mais. Ainda tenho muito a aprender, mas eu só tenho 19 anos. Acredito que ainda tenho muita coisa para ver e para experimentar, e estou muito disposto. Esse prêmio me deu gás para continuar.”

O IFB parabeniza Lourival e todos os demais alunos por suas conquistas!