Oficina de gamificação na II Semana de Ciência e Tecnologia
A II Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Taguatinga recebe, na quinta-feira, 10 de maio, a partir de 13h, a oficina de gamificação Desplugame. A oficina propõe, por meio de jogos, desenvolver alguns objetivos pedagógicos, como raciocínio lógico, expressão corporal, pensamento computacional.
Gamificação é o uso de elementos de jogos e técnicas de Game Design fora do contexto dos jogos, com o objetivo de melhorar o engajamento do usuário e seu aprendizado, promovendo o multiletramento.
Muitas das estratégias utilizadas pelos jogadores e vários dos gestos praticados pelos personagens nos games podem ser transpostos para o mundo real, o que gera uma gama de possibilidades pedagógicas.
A oficina propõe uma série de jogos educacionais, como o Jogo do Nome, Jogo das Cores, Dama Binária, Amarelinha Ordenada, Travessia Ordenada, Angry Birds. Cada jogo possui um conteúdo diferente, que os orienta para diferentes objetivos pedagógicos a serem trabalhados com os alunos. Ao fim das atividades, haverá uma roda de conversa para definir quais alterações funcionaram ou não, e porquê. A participação dos alunos será avaliada, assim como a oficina, por meio de uma ficha de avaliação que será distribuída ao final.
Redes Sociais