Página inicial > Taguatinga > Inscrições abertas para oficina gratuita de Crochê Irlandês

Inscrições abertas para oficina gratuita de Crochê Irlandês

Criado: Segunda, 13 de Agosto de 2018, 13h57 | Publicado: Segunda, 13 de Agosto de 2018, 13h57 | Última atualização em Terça, 14 de Agosto de 2018, 10h30 | Acessos: 2679

Nos dias 10, 11 e 12 de setembro, o Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília (IFB) sedia uma oficina gratuita de Crochê Irlandês. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas, que serão ocupadas por ordem de inscrição, mediante preenchimento de formulário on-line, a partir do dia 13 de agosto. A oficina será ministrada pela dentista aposentada de Florianópolis Paula Posenato, detentora do projeto social "Tramando ideias e tecendo amizades". Os alunos interessados deverão ter conhecimento básico sobre crochê.

As 40 vagas serão divididas em duas turmas de 20 alunos cada: a turma do vespertino (das 13h30 às 17h) e a turma do noturno (18h30 às 22h).  A carga horária total da oficina será de 11 horas. O candidato deverá ter disponibilidade para cursar os 3 (três) dias da oficina, pois apenas receberão certificados aqueles que cumprirem a carga horária.  O candidato que for contemplado com uma vaga, deverá trazer ferramentas e alguns materiais de trabalho próprios, como: 1 (uma) agulha de 2,5 mm e 2 (dois) novelos de cores diferentes com título da linha 222 tex (título da linha corresponde à espessura da linha); 1 (uma) agulha 1,25 mm e 1 (um) novelo de qualquer cor, com título da linha 151 tex (título da linha corresponde à espessura da linha); e uma folha (lâmina) de isopor, tamanho padrão, com espessura de 6 cm.

O CROCHÊ

A técnica de crochê Irlandês faz parte das práticas manuais, ou seja, é um processo artesanal difundido como um aprimoramento entre as pessoas que já sabem fazer crochê. Com ele pode-se fazer peças de vestuário com alto valor agregado, pois suas rendas enfeitam vestidos de noivas, coletes. Portanto, só poderão se inscrever na oficina os alunos que já têm conhecimento básico sobre crochê, ou seja, que sejam conhecedores de alguns pontos básicos da técnica e saibam manusear as agulhas próprias para executá-la.

Quanto ao projeto "Tramando ideias e tecendo amizades", segundo a idealizadora Paula Posenato, que ministrará a oficina de crochê, surgiu de uma vontade de compartilhar conhecimentos sobre bordado. "Gostaria de compartilhar conhecimentos fazendo uso da 'economia circular', em que o lixo vira luxo. O que é lixo para uns  se transforma em artesanato de luxo para outros. Ao fazer o uso de sobras de materiais, amplia-se sua vida útil e posterga ao máximo o seu descarte no meio ambiente."

Faça sua inscrição aqui