Página inicial > Taguatinga > Campus Taguatinga recebe Genomic Day

Campus Taguatinga recebe Genomic Day

Criado: Quarta, 03 de Outubro de 2018, 10h31 | Publicado: Quarta, 03 de Outubro de 2018, 10h51 | Última atualização em Quarta, 03 de Outubro de 2018, 10h56 | Acessos: 1938

Bioinformática, DNA e estrutura de proteínas. Esses são alguns dos temas que alunos do ensino médio e professores da rede pública do Distrito Federal terão contato durante o Genomic Day. O evento, promovido pela Fiocruz, acontecerá dia 5 de outubro, no Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília (IFB), durante todo o dia. A atividade é aberta para qualquer estudante do ensino médio do DF e entorno, limitado ao espaço das salas.

Cientistas que desenvolvem pesquisas na área apresentarão suas experiências e os conceitos básicos da genômica. A programação conta atividades teóricas e práticas, como roda de conversa sobre pesquisas de bactérias do solo do DF, doença de chagas e bancos de dados para genômica, além de minicursos e oficinas. Nas oficinas, os participantes aprenderão como analisar a estrutura tridimensional de um proteína, como realizar um alinhamento de sequências de DNA/RNA, como extrair o DNA da banana, a investigar um gene mistério, além de construir um modelo tridimensional de DNA. As atividades serão ministradas por pesquisadores da Fiocruz Brasília, Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal de Brasília (IFB) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O Genomic Day é uma iniciativa do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz RJ), que integra o Programa ‘IOC+Escolas’, buscando ampliar as ações de divulgação científica junto a escolas do ensino fundamental e médio.

Os estados de Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Paraná, Rondônia, além do Distrito Federal, sediarão o evento, sob coordenação de dez unidades da Fiocruz.

Inscreva-se aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FioCruz.