Página inicial > Taguatinga > Ensaio sobre a Cegueira foi tema destaque de trabalho dos alunos

Ensaio sobre a Cegueira foi tema destaque de trabalho dos alunos

Criado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 12h27 | Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 15h51 | Última atualização em Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 14h28 | Acessos: 1510
Aconteceu no último dia 3 de dezembro o encerramento do projeto de Extensão dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de Eletromecânica do Campus Taguatinga.  Intitulado “Onde está a nossa cegueira: a construção de novos ensaios”, o projeto reuniu a turma de 26 alunos, que se dividiu em quatro grupos com a responsabilidade de produzir a intertextualidade com a obra "Ensaio sobre a cegueira", do escritor José Saramago, por meio de quatro gêneros distintos: performance, peça teatral, roda de conversa e um documentário.

O projeto, sob a coordenação da professora de Língua Portuguesa e Literatura Girlane Florindo, contou com o apoio também das áreas de Filosofia, Sociologia, Espanhol, Educação Física, Artes e Biologia do campus. “Foi um projeto muito divertido e interessante pelo fato de nos ajudar a interagir em grupo e pensar coletivamente; foi para fechar o ano com chave de ouro e com um gostinho de quero mais”, afirma o estudante Davi Daniel.

O grupo do documentário ficou responsável por documentar os acontecimentos do livro e contracenar com a realidade atual, destacando os pontos principais da obra e fazendo uma análise crítica. Já o grupo da dança teve como objetivo mostrar de uma forma simples e artística como seria uma performance veiculada ao livro, desenvolvendo seus trabalhos com elementos visuais e artísticos.

Os integrantes responsáveis pelo teatro inicialmente estavam encarregados de fazer uma apresentação contando os fatos do livro, de forma tradicional a que estamos habituados, porém modificaram seu projeto e fizeram sua atividade em forma de jornal, demonstrando fatos por intermédio do jornalismo. Os repórteres encarregavam-se de entrevistar os afetados pelo fato acontecido cegueira no livro.

Os membros da roda de conversa ficaram encarregados de debater o livro com os espectadores e com os professores, para sanar dúvidas que ficaram mesmo após o término da leitura e fazer uma análise crítica da obra.