Página inicial > Taguatinga > Campus Taguatinga promove semana de discussões sobre transtornos afetivos entre alunos

Criado: Sexta, 29 de Março de 2019, 08h29 | Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 08h29 | Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 11h05 | Acessos: 1131

O Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília (IFB) realiza, na semana de 1º a 5 de abril, o festival “Tô vivo”, que conta com programação diversificada para discutir o tema “Transtornos afetivos”. A ideia surgiu a partir de observação feita por alunas do curso integrado Técnico em Eletromecânica sobre o aumento de manifestações do transtorno entre colegas do campus.

O evento, realizado em conjunto com a Coordenação Pedagógica do Campus Taguatinga do IFB, deve integrar o calendário oficial anual do campus. Aberto à comunidade externa, o festival não necessita de inscrições para participação. Confira a programação abaixo.

01/04/2019 – segunda-feira

8h – Abertura: vídeo e avisos (auditório)

8h30 – Musical (banda dos alunos – auditório)

9h – Correio elegante (elogios anônimos) e músicas escolhidas pelos alunos  (área externa – pátio)

9h30 – Piquenique (lanche coletivo – pátio)

02/04/2019 – terça-feira

13h30 – Roda de conversa com os professores (saguão do auditório)

15h10 – Batalha de Rap (pátio)

03/04/2019 – quarta-feira

9h40 – Apresentação da banda “Entrequadras” (pátio)

15h10 – Apresentação de Dança de Rua (pátio)

04/04/2019 – quinta-feira

Durante todo o dia – Exposição de fotos do evento (saguão de entrada)

10h50 – Leitura das poesias das alunas e dos alunos, previamente enviadas, com "grafitagem" dessas produções (pátio).

05/04/2019 – sexta-feira

8h20 – Teatro dos alunos (auditório)

9h50 – Intervalo

10h20 – Conversa com psicólogos sobre transtornos afetivos (auditório)

12h – Música no pátio

13h50 – Palestra sobre DST's (auditório)

15h20 – Intervalo

15h40 – Sorteio de cesta de café da manhã (auditório)

16h – Montagem do gráfico sobre bullying e oficina de pintura em camiseta (pátio)

17h30 – Atividade antiestresse (dinâmica com música). Encerramento do festival no gramado externo da escola.

O que é transtorno afetivo?

É a nomenclatura dada pela ciência ao sofrimento psicológico: depressão, síndrome do pânico, síndrome da ansiedade, síndrome do mau-humor, entre outros diagnósticos. Esse quadro pode levar a manifestações físicas de violência contra a própria pessoa e até contra outros, tais como automutilação, agressões físicas, morais e psicológicas (bullying) e ações extremas como o suicídio.