Página inicial > Taguatinga > Estudante do IFB é selecionada para intercâmbio no Japão

Estudante do IFB é selecionada para intercâmbio no Japão

Criado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 15h20 | Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 08h28 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 15h29 | Acessos: 2260

O resultado do processo seletivo para um intercâmbio de curta duração no Japão, previsto no Edital Conif/AI nº 1/2019, foi publicado na última quinta-feira (19) pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Trata-se do intercâmbio denominado Sakura Science High School Program (SAKURA SHSP, na sigla em inglês), para o qual a estudante Julia Vieira Saliba Rebouças, discente do Campus Taguatinga, foi selecionada em conjunto com mais nove estudantes de outros institutos federais.

A jovem, que cursa Eletromecânica no Campus Taguatinga, afirma que está muito ansiosa para a primeira viagem internacional que vai fazer. "A cultura japonesa é bastante diferente do Brasil e as escolas japonesas são referência no mundo, com uma ótima qualidade de ensino, então estou com grandes expectativas. O Japão tem uma tecnologia muito forte e é uma grande potência mundial, conhecer um pouco mais dessa cultura e de outro país é uma oportunidade que nunca tive antes, ainda mais com todas as despesas pagas", explicou.  A estudante pretende conhecer diferentes formas de estudo e de aprendizado para que "possa aplicar na minha escola e trazer pro meu país", relatou, entusiasmada.

Os jovens participarão desse intercâmbio em novembro, que inclui imersão na área de ciência e tecnologia avançada, participação em aulas especiais com ganhadores do Prêmio Nobel e demais atividades, ao lado de discentes do Japão e de outros países. As atividades in loco serão acompanhadas por dois servidores da Rede Federal.

Em parceria com a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST, na sigla em inglês) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), o programa custeará todas as despesas dos representantes brasileiros — passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre no Japão, seguro-viagem e visto japonês. Somente os valores referentes à emissão do passaporte e a viagem para entrevista no consulado japonês para obtenção do visto não serão cobertos.

A lista com o nome dos estudantes selecionados foi enviada ao MEC. O órgão agora fará a intermediação com a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão, responsável pelo programa, para dar prosseguimento ao processo.

Confira o cronograma das próximas etapas:

• Data provável da viagem ao Japão — 23 de novembro de 2019
  • Data de início do Sakura SHSP — 24 de novembro de 2019