Página inicial > Taguatinga > Taguatinga: alunos de informática realizam projeto de curta metragem

Taguatinga: alunos de informática realizam projeto de curta metragem

Criado: Sexta, 27 de Mai de 2011, 18h22 | Publicado: Sexta, 27 de Mai de 2011, 18h21 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2292

Alunos recebem os convidados de forma bem humoradaEsta quinta-feira, 26, foi dia de estreia no Campus Taguatinga. Estudantes do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática apresentaram o curta metragem Ilha das Flores de Jorge Furtado. A iniciativa faz parte de um projeto de pesquisa chamado Curta Filmes: Tertúlia Cinematográfica Dialógica.

O evento foi idealizado pela professora de Português, Jane Christina Pereira, em conjunto com os alunos do curso que ajudaram na montagem dos equipamentos para o filme. De acordo com a professora, os alunos ficarão encarregados de gerir o espaço, divulgar, escolher as obras e, no final do projeto irão produzir um artigo científico e um vídeo mostrando os resultados obtidos.

A iniciativa busca desenvolver o espírito de pesquisa investigativa e relacionar as habilidades específicas do curso com a língua portuguesa. “Essas atividades permitem um acesso maior à arte, que se relacionam com a visão democrática que o Instituto propõe. Os curtas também proporcionam a sociabilidade no ambiente de aprendizagem e a formação desses alunos”, afirma Jane.

Segundo a professora, Tertúlia foi o nome escolhido, pois significa democratização da literatura. É uma metodologia de leitura de textos literários, a qual, o evento propõe estudar no texto cinematográfico. “Essa análise de leitura pode ser feita em peças de arte e na música, mas no cinema ninguém havia feito antes”, explica.

O Curta Filmes irá acontecer todas as quintas em dois horários. Primeira sessão às 18h  e a segunda às 18h30. Os vídeos escolhidos pelos alunos são tirados do site da Petrobras que estão disponíveis para estudantes e professores. O acervo contém apenas obras nacionais e premiadas.