Página inicial > Taguatinga >  Projeto de confecção de EPIs recebe inscrições de voluntários

Projeto de confecção de EPIs recebe inscrições de voluntários

Criado: Sexta, 05 de Junho de 2020, 16h37 | Publicado: Sexta, 05 de Junho de 2020, 16h37 | Última atualização em Sexta, 05 de Junho de 2020, 18h36 | Acessos: 3260

O projeto para a confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) descartáveis para uso em ambientes hospitalares e confecção de máscaras reutilizáveis para ambientes comuns do Instituto Federal de Brasília (IFB) está recebendo inscrições de voluntários.

As atividades acontecem nas instalações da área de Vestuário do Campus Taguatinga, integram a Rede IFB Ciência Solidária e está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Brasília (PRPI – IFB). Participam diretamente da iniciativa os professores Adriano Bezerra, Alexandre Guimarães, Juliana Aragão e Juliana Rangel.

A principal finalidade é fabricar itens essenciais aos profissionais de saúde, como máscaras e aventais descartáveis, que se encontram escassos nos ambientes hospitalares devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19), e realizar doações aos hospitais da rede pública do Distrito Federal.

Com o objetivo de abranger esta ação de cunho social, será então permitida a participação da comunidade no projeto, para que haja a atuação de voluntários interessados em contribuir no combate da COVID-19, dedicando uma parcela do seu tempo e compartilhando sua experiência nas etapas de fabricação desses EPIs.

As atividades que poderão ser desempenhadas pelos colaboradores voluntários neste projeto vão desde a impressão de modelagens computadorizadas, passando pelas etapas de enfesto dos tecidos, corte dos moldes e costura das máscaras e aventais para uso em ambientes hospitalares e máscaras reutilizáveis, até a embalagem desses itens.

A jornada do trabalho voluntário será distribuída em dois turnos: matutino e vespertino, durante o período de suspensão das aulas, e apenas no turno matutino, em caso de retorno às aulas. Cada colaborador poderá trabalhar apenas 4 horas por dia, não podendo ultrapassar 20 horas de trabalho semanal.

Para o desenvolvimento dessas atividades no âmbito do IFB, e no intuito de minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, será seguido o Protocolo de Boas Práticas de Higiene e Segurança para Confecção de EPIs Descartáveis e Máscaras Reutilizáveis , elaborado pela equipe responsável pela execução do projeto, baseando-se nas orientações do Dr. Nilson Tsunashima Villa, CRM – DF 11.365, médico do Hospital Regional de Samambaia (HRSAM).

Ao final do projeto, todos os colaboradores voluntários terão direito a Certificado de Participação, em que constará o local, o período e as atividades desenvolvidas no projeto.

Os interessados em colaborar com esta iniciativa deverão preencher o formulário de inscrição para prestação de serviço voluntário e ter ciência sobre o conteúdo da Resolução nº 030 – 2013/CS – IFB, que trata das normas para prestação de serviço voluntário no âmbito do IFB, e da Lei Federal nº 9.608 de 18/02/1998, que dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências.