Página inicial > Taguatinga > IFB Inaugura, em breve, novo Campus em Taguatinga

IFB Inaugura, em breve, novo Campus em Taguatinga

Criado: Sexta, 05 de Agosto de 2011, 13h12 | Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2011, 13h12 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 9026

Imagens do novo Campus

O IFB inaugura, em breve (agosto ou setembro), a nova sede do Campus Taguatinga. Localizada em Taguatinga Norte, já na divisa com a Ceilândia, a nova estrutura fica às margens da Rodovia BR 070 e tem condições de atender, de imediato, cerca de 1200 estudantes nos vários cursos Subsequentes e de Formação Inicial e Continuada (FIC)a serem oferecidos.

Parte interna do prédio administrativo do IFBOs dois prédios – que já estão ocupados por estudantes e servidores, mesmo antes da cerimônia oficial de inauguração -  têm cerca de 5 mil m² de área construída e receberam investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões, sendo R$ 10 milhões na obras e R$ 5 milhões em equipamentos.

Segundo o diretor da escola, professor Elcio Paim, já estão prontas 12 salas de aulas e oito laboratórios: Eletrônica, Elétrica, Mecânica, Usinagem, Solda, Informática, Modelagem e Corte, além de Costura. Alguns desses laboratórios possuem equipamentos que pesam mais de três toneladas.

Cursos
A nova sede vai oferecer, imediatamente, três cursos técnicos: Vestuário, Eletromecânica e Manutenção e Suporte em Informática. Serão ofertados também cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) nessas áreas. Em 2012 deve começar uma Licenciatura em Física e uma Pós-Graduação em Tecnologias Assistivas e Educacionais. Para 2013, está prevista a implantação de cursos superiores de tecnologia.

Elcio Paim enfatiza que o Campus Taguatinga vai oferecer também cursos integrados para os adolescentes que terminaram o Ensino Fundamental. Estes poderão fazer um curso técnico ao mesmo tempo que cursam o Ensino Médio. O Proeja, Programa de Educação de Jovens e Adultos, que conjuga a formação do Ensino Médio ao Ensino Técnico e está destinado a pessoas que não conseguiram concluir os estudos na idade escolar, também será ofertado na nova escola.

Estrutura completa
A inauguração, prevista para agosto ou setembro, vai entregar dois blocos, um de salas de aulas e laboratórios e outro administrativo. Devem ser licitadas, ainda neste mês, as obras de um novo bloco. Depois de pronto, o Campus vai contar também com ginásio e auditório. Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 21 milhões para que a escola fique toda pronta.

Concluído, o Campus Taguatinga poderá atender até cinco mil estudantes em Cursos Técnicos, Superiores, de Pós-Graduação e de Formação Inicial e Continuada.

Estrutura humana
Já estão trabalhando na nova escola 24 professores e 25 técnicos administrativos. Finalizada a obra, o quadro de professores será composto por cerca de 60 profissionais;  técnicos administrativos serão aproximadamente 50.

Expansão da Educação Profissional do DF
Além de Taguatinga, as cidades de Samambaia, Gama, Riacho Fundo, São Sebastião, Estrutural e Brasília também devem receber sedes do IFB. Em Planaltina e Taguatinga Centro, os prédios já estão prontos.