Página inicial > Taguatinga > Professora do IFB reinventa-se para o novo normal nas atividades

Professora do IFB reinventa-se para o novo normal nas atividades

Criado: Terça, 14 de Julho de 2020, 16h43 | Publicado: Terça, 14 de Julho de 2020, 16h43 | Última atualização em Terça, 14 de Julho de 2020, 16h43 | Acessos: 890

A professora Juliana Rangel é engenheira têxtil e ministra aulas sobre materiais e processos têxteis para os cursos Proeja em Artesanato, Técnico em Vestuário e Tecnologia em Design de Moda, todos ofertados pela Área de Vestuário do Campus Taguatinga. Desde que o calendário de aulas foi suspenso no IFB, a professora estuda novas possibilidades de aulas práticas de tingimento natural e estamparia botânica.

"Quando as aulas presenciais foram suspensas, logo comecei a pensar em novos métodos para as minhas aulas práticas para serem ministrados na modalidade não presencial, pois sabia que a qualquer momento poderíamos retornar", recorda.

Para a nova realidade, novas receitas de tingimento foram elaboradas. "Fiz testes com materiais que temos em casa mesmo, na nossa cozinha ou no próprio quintal, como sal, vinagre, bicarbonato de sódio, açúcar, esponja de aço ou pregos enferrujados, recipientes do tipo lata ou vidro e plantas diversas encontradas facilmente perto dos nossos lares. Isso e à luz do sol é suficiente para resultar em trabalhos belíssimos", conta.

Há alguns anos, a docente já vinha estudando sobre tingimento natural e estamparia botânica. "Percebi que precisava buscar alternativas de ensino relacionadas ao fazer manual, que explorassem a criatividade individual dos alunos... "O tingimento natural e a estamparia botânica são consideradas técnicas artesanais, que se utilizam de materiais biodegradáveis, derivados da fauna e flora, os quais permitem realizar a extração dos corantes e pigmentos naturais. Essas práticas, apesar de ancestrais, voltaram a ser bastante discutidas e utilizadas no segmento de moda, principalmente para o slow fashion, conceito que estimula a conscientização do baixo consumo de produtos, reforçando a tendência de moda sustentável.

A proposta está sendo preparada para o retorno dos estudantes da área de Vestuário do IFB e, com o retorno do calendário letivo previsto para o mês de agosto, ela pretende ofertar a disciplina para despertar o processo criativo dos alunos.

Confira as peças produzidas por meio da técnica de estamparia botânica, utilizando materiais tradicionais, e as etapas do processo de tingimento natural e de estamparia botânica realizados com produtos caseiros.