Página inicial > Taguatinga > Estudantes de Vestuário apresentam trabalhos com tingimento natural e estamparia botânica

Criado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 15h18 | Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 16h37 | Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2020, 16h51 | Acessos: 820

Mesmo com tantos desafios e em aulas no formato não presencial, estudantes do IFB Campus Taguatinga conseguiram apresentar, ao final do semestre, trabalhos com resultados admiráveis, conta orgulhosa a professora Juliana Rangel, que ministra aulas para os cursos Técnicos em Artesanato, em Vestuário e de Tecnologia em Design de Moda, ofertado pela área de Vestuário do Campus Taguatinga.

Durante a suspensão do calendário das atividades de ensino do IFB, a professora estudou novas possibilidades de aulas práticas para um possível e futuro retorno dessas aulas no formato não presencial. A docente, desde 2017, vem implementando em suas disciplinas novas atividades práticas que abarcam discussões relacionadas à sustentabilidade e, dentre elas, o tingimento natural e a estamparia botânica são as mais requisitadas por parte dos alunos.
Para o retorno das aulas do primeiro semestre do ano de 2020, os planos de ensino foram reestruturados e novos roteiros de aulas surgiram. “O semestre caminhou bem.
Os discentes mostraram-se muito empolgados, criativos e autônomos com as novas receitas de tingimento e estamparia no formato “passo a passo”. Os materiais utilizados em seus experimentos foram encontrados em casa mesmo, em suas cozinhas ou no seu próprio quintal, tais como sal, vinagre, bicarbonato de sódio, açúcar, esponja de aço ou pregos enferrujados, recipientes como lata ou vidro e plantas diversas encontradas facilmente perto de seus lares”.

Outros destaques

Ao longo do semestre, as professoras Juliana Rangel,  Juliana Aragão e o professor Adriano Bezerra também implementaram em suas aulas dois eventos on-line para que os discentes pudessem interagir com docentes de outras instituições de ensino, cujo propósito foi evocar nestes alunos reflexões importantes acerca dos tipos de produção do futuro e suas tendências, além da relação entre as áreas têxtil, vestuário e moda.
Confira os links para os dois eventos realizados e a palestra intitulada “Relação do Designer entre a Cultura Maker e a Indústria 4.0”, disponível no canal do YouTube :

A imagem mostra o trabalho da aluna Samanta Medanha na disciplina de Processos Têxteis do Curso Técnico em Vestuário, 2020.