Página inicial > Taguatinga > Alunos do Vestuário realizam visita técnica ao CCBB

Alunos do Vestuário realizam visita técnica ao CCBB

Criado: Quinta, 22 de Setembro de 2011, 13h48 | Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2011, 13h48 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3272

Qual a primeira ideia que vem em sua cabeça quando falamos em moda? Roupas de luxo e marcas caras. Foi com esse objetivo que as professoras  Camila Rodrigues da Fonseca e Moema Carvalho Lima resolveram mostrar que na verdade moda é arte. Nesta quarta-feira, 21, os alunos do Curso Técnico de Vestuário do Campus Taguatinga realizaram uma visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)Alunos saindo do ônibus em direção ao CCBB, onde puderam conhecer a exposição Anticorpos, dos irmãos Fernando e Humberto Campana.

Na mostra os irmãos Campana utilizam de diversos materiais e muitas vezes de pouco valor estético, transformando, por exemplo, uma cadeira em obra de arte. Segundo Camila, que dá aula de de história do vestuário, moda não é apenas se vestir bem. “Uma coisa é falar de marcas, luxo e roupas da novela, mas o objetivo é mostrar que a moda é acessível, você pode extrair de peças comuns”.

A manhã no CCBB também mostrou novas perspectiva aos alunos, como afirma a aluna Vanda de Souza Santos. “Essa é a primeira vez que fui a uma exposição, não conhecia o espaço. Acredito que vou levar muito daqui para o meu trabalho, pois essas obras inspiram a gente a criar”.

Depois da visita os alunos terão uma oficina para criar estampas de camisetas. O trabalho será uma resposta a cada uma das peças vistas na mostra. As camisas serão expostas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada na Esplanada dos Ministérios, no mês de outubro.“O CCBB é o lugar mais acessível para esse trabalho. Toda visita técnica é muito importante para as aulas. Essa democratização da arte estimula e eleva a autoestima do aluno”, explica Moema, professora de desenho aplicado ao vestuário.

A exposição
Em comemoração aos 20 anos de trajetória dos irmãos Fernando e Humberto Campana, uma retrospectiva é realizada pelo Vita Design Museum, em Weil, na Alemanha. A mostra reúne 175 obras  do museu, de colecionadores particulares e de outras instituições culturais.Cadeira da exposição Anticorpos feita a partir de vários bichos de pelúcias aglomerados

Nas obras é possível perceber o gênio inventivo, explosivo, inquieto e o espírito imaginativo de nosso tempo e de nosso povo. Os irmãos Campana percorrem o mundo em busca de inspiração para suas criações. Um ir e vir constante que traz como resultado uma obra de matriz brasileira e expressão universal.

No site do CCBB é possível fazer um tour virtual da exposição.