Página inicial > Taguatinga > IFB Campus Taguatinga promove Projeto Integrador em aulas remotas: professoras do curso Técnico em Vestuário se reinventam

Criado: Quinta, 13 de Mai de 2021, 08h24 | Publicado: Quinta, 13 de Mai de 2021, 08h24 | Última atualização em Quinta, 13 de Mai de 2021, 08h24 | Acessos: 818

O IFB Campus Taguatinga divulgou o trabalho das professoras da Área de Vestuário Juliana Aragão, Juliana Rangel e Moema Carvalho, que desenvolveram, no segundo semestre do ano letivo de 2020, o Projeto Integrador “Confecção de uma peça de vestuário com estamparia botânica”.

O principal objetivo desse projeto foi a aplicação de conhecimentos diversos, como materiais e processos têxteis, empreendedorismo, design, costura e modelagem, distribuídos em oito disciplinas dos três módulos do curso Técnico em Vestuário.

O projeto também possibilitou o desenvolvimento de habilidades atitudinais nos alunos, estimulando neles a busca por resolução de problemas que venham a ocorrer no âmbito profissional da área de vestuário, além de contribuir para uma aprendizagem de maneira crítica, favorecendo nesses estudantes o senso de autonomia.

Todo o conteúdo referente às disciplinas trabalhadas no projeto foi compartilhado em páginas da plataforma do Google Classroom. Os encontros síncronos, intitulados “hora do cafezinho”, aconteceram de forma integrada entre as três professoras e os alunos dos três módulos, na plataforma Google Meet.

Dentro do Projeto Integrador também foi inserido o evento "Seminário Sobre Experiências Profissionais e Mundo do Trabalho na Área de Vestuário e Design de Moda”, com o intuito de integrar as atividades de ensino com o mundo do trabalho na área de vestuário e, assim, promover um relacionamento dialógico entre os estudantes e a comunidade externa. As lives foram transmitidas pelo canal do IFB no YouTube (TV IFB) e podem ser acessadas pelos links abaixo:

Live 1  /  Live 2  /  Live 3  /  Live 4

Para o primeiro semestre do ano letivo de 2021, as professoras estão preparando uma nova versão. Desta vez, haverá a integração entre os alunos dos cursos Técnico em Vestuário e o superior em Design de Moda, contando também com a participação de mais professores da Área.

Assistam ao vídeo que apresenta os resultados das peças de vestuário estampadas e/ou tingidas por meio de recursos vegetais, confeccionadas pelos alunos.