Página inicial > Taguatinga > 2ª edição do circuito de Vestuário e Moda do IFB começa nesta quarta-feira

2ª edição do circuito de Vestuário e Moda do IFB começa nesta quarta-feira

Criado: Terça, 22 de Junho de 2021, 18h10 | Publicado: Terça, 22 de Junho de 2021, 18h11 | Última atualização em Terça, 22 de Junho de 2021, 18h24 | Acessos: 590

A partir desta quarta-feira, 23 de junho, os professores dos cursos Técnico em Vestuário e Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal de Brasília IFB Campus Taguatinga promovem um circuito de palestras e oficinas. A segunda edição do evento “Práticas Criativas de Moda” é voltada aos alunos do IFB e à comunidade externa.

As oficinas são uma iniciativa dos professores do IFB Adriano Sérgio Bezerra, Fernanda Loren, Juliana Aragão, Larissa Avanço e Moema Carvalho. Para a professora do curso Técnico em Vestuário Juliana Aragão, o evento tem como objetivo integrar estudantes e docentes à comunidade externa para romper barreiras e proporcionar o compartilhamento de conhecimento.

Além disso, Juliana reitera a necessidade de se adaptar ao contexto atual devido à pandemia e auxiliar o estudante a estar preparado às competências exigidas pelo mercado de trabalho.

“Permanecemos acreditando que a inovação das práticas pedagógicas promoverão oportunidades para desenvolver uma aprendizagem ativa no contexto atual, calcada no trabalho colaborativo, na inclusão digital, na criação de comunidades virtuais e interações a distância”, explica a professora Juliana Aragão.

Saiba mais sobre o evento

As oficinas ocorrem de 23 de junho até 4 de agosto, por meio de transmissões ao vivo pelo perfil no Instagram @ifb.lab.vest. As inscrições estão abertas para todos os alunos e para a comunidade externa.

Nesta segunda edição, as palestras abordarão temáticas como bordado, estamparia e organização e gestão do tempo. No encerramento, haverá uma live sobre "Pra onde que vai essa moda?" que abordará as tendências e transformações do mercado.

Aulas práticas se adequaram à pandemia

Desde 2020, com o início do isolamento social, as professoras Juliana Aragão, Juliana Rangel e Moema Carvalho se uniram para repensar o ensino e as aulas práticas ofertadas pelo curso. Elas implementaram a metodologia de ensino-aprendizagem Projeto Integrador, que uniu professores e alunos de diversas disciplinas e cursos para trabalharem em conjunto de forma remota. A ideia é que seja produzido um produto comum ao final do semestre. O circuito de oficinas "Práticas Criativas de Moda" faz parte do Projeto Integrador implementado nos cursos durante as aulas remotas.

Juliana Aragão reforça que um dos benefícios das oficinas é a possibilidade da divulgação dos trabalhos feitos pelos alunos. Com as aulas presenciais, ninguém tinha acesso ao conhecimento produzido, senão os estudantes.

“Durante a jornada dos estudantes no Projeto Integrador elaborou-se um circuito de eventos temáticos que tem o objetivo de enriquecer o repertório dos discentes, incluir a comunidade externa no processo de ensino aprendizagem e disseminar nas mídias sociais os trabalhos autorais da comunidade acadêmica como um todo”, pontua. “Trabalhos que depois de feitos, antes, não deixavam rastros.”

Confira a programação:

Quarta-feira, 23 de junho
18h - Oficina de Shibori - Andrea Araujo

Sexta-feira, 25 de junho
18h - Oficina de Bordado - Claudio Oliveira

Quarta-feira, 30 de junho
18h - Oficina Estamparia Botânica - Adriano Bezerra

Sexta-feira, 2 de julho
18h - Oficina Gerindo o Seu Tempo - Filipa Dias

Quarta-feira, 4 de agosto
18h - Palestra com Max Lamare: “Para onde que vai essa moda?”

Serviço:

Circuito de oficinas Práticas Criativas de Moda
Transmissão ao vivo: Instagram @ifb.lab.vest.