Página inicial > Taguatinga > Artigo científico oriundo de projetos de iniciação científica e com autoria de estudantes do IFB é publicado em revista científica

Criado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 04h59 | Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 04h59 | Última atualização em Terça, 28 de Setembro de 2021, 04h59 | Acessos: 892

O artigo científico intitulado “Evidence of ytterbium doping in Ybx Zn1-xO nanoparticles synthesized by polymer precursor method” foi publicado na Revista Cerâmica, a qual é uma publicação da Associação Brasileira de Cerâmica. O artigo é de autoria dos estudantes  Mateus de Souza Lucena Trindade (Licenciatura em Física-IFB), Thauany  Soares da Silva (Tecnologia em Automação Industrial-IFB), Washington Luiz Rodrigues Pires (Licenciatura em Física-IFB) e do professor Tiago Castro. Os trabalhos que resultaram no artigo foram desenvolvidos em 2019 no âmbito de três projetos de iniciação científica (PIBIC e PIBITI) com recursos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI-IFB), Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e do Conselho  Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Neste artigo, o grupo reportou a síntese e a caracterização de nanopartículas de óxido de zinco dopadas com íons itérbio (Yb).  Nanopartículas são partículas com dimensões inferiores a 100 nanômetros, sendo que 1 nanômetro é um bilionésimo do metro. O desenvolvimento de materiais com dimensões tão pequenas é importante porque este tipo de material tende a apresentar propriedades físicas e químicas superiores em comparação a materiais com partículas de dimensões maiores. Para o caso das nanopartículas de óxido de zinco dopadas com íons itérbio, como reportado no artigo, existem aplicações que envolvem células solares, eletrônica, despoluição ambiental, biomedicina, magnetismo, dentre outras. Como a inserção dos íons itérbio na estrutura cristalina das nanopartículas não é um processo trivial, apesar de essencial para eficácia desses nanomateriais, o artigo tem o mérito de mostrar que o método de síntese que utilizamos (método dos precursores poliméricos) é capaz de fazer esta introdução iônica de forma eficiente. Chegamos a esta conclusão utilizando análise térmica diferencial, espectroscopia de infravermelho, difração de raios-X e método de Rietveld.

Também é importante destacar que todas as etapas deste estudo ocorreram no IFB Campus Taguatinga, utilizando apenas a estrutura de laboratórios de pesquisa e equipamentos da unidade. "De forma geral, essa publicação mostra que o IFB pode contribuir com estudos relevantes na área de nanotecnologia e ciência de materiais, inclusive com a participação ativa de nossos estudantes de graduação", destaca o professor.

O artigo completo pode ser acessado pelo link: https://www.scielo.br/j/ce/a/MB8DvrvDdQFhC5cKMz87v6r/?lang=en&format=pdf.