Página inicial > Taguatinga > Medalhista de Bronze de Olímpiada de Matemática é do IFB Campus Taguatinga

Medalhista de Bronze de Olímpiada de Matemática é do IFB Campus Taguatinga

Criado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 15h05 | Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 15h05 | Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 15h05 | Acessos: 673

O estudante do 1º ano do Curso de Ensino Médio Integrado em Eletromecânica Joel Dutra Lima ganhou medalha de bronze por sua participação na IV OMIF (Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais), realizada em 2021. Além do estudante Joel, estudantes de outros campi do IFB foram premiados com menção honrosa nesta edição da olimpíada. Os nomes dos premiados podem ser acessados no site oficial da OMIF (https://omif.com.br/).

A OMIF é uma olimpíada matemática realizada em duas fases e, devido à pandemia de Covid 19, desde 2020, a OMIF vem sendo realizada de forma virtual, e os alunos são premiados a partir do resultado obtido na primeira fase. Esta fase da olimpíada, ocorrida no dia 19 de setembro, consistiu em uma prova objetiva com 21 questões.

A segunda fase da OMIF, que ocorreu de 22 a 24 de outubro, foi a realização de um evento virtual, com palestras, minicursos e cerimônia de divulgação dos medalhistas deste ano, com o objetivo de fomentar o estudo da matemática nas instituições federais participantes.

A expectativa para a OMIF 2022 é de que seja possível a realização de um evento presencial e o retorno da prova de 2ª fase para os estudantes. Caso seja possível, o evento de 2ª fase ocorrerá em Fortaleza, e cada campus participante da 1ª fase contará com representantes na 2ª fase da OMIF.

Joel já tem um belo caminho de participações em olimpíadas. Durante seu ensino fundamental foi premiado com Medalha de Bronze e duas Menções Honrosas pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Neste ano, vai em busca de mais uma premiação na 2ª fase da OBMEP, que ocorrerá no próximo dia 06 de novembro.

Em 2021, os professores Bruno Macedo Alves e Alessandra Kreutz, docentes do IFB Campus Taguatinga, desenvolveram um Projeto de Ensino para preparação dos estudantes para a OBMEP. Alessandra destaca "esperamos que, com o exemplo do Joel, possamos aumentar a participação de nossos estudantes nas olimpíadas, tanto OMIF quanto OBMEP, pois, mais que uma competição matemática esta é uma oportunidade de estimular o ensino de matemática nas escolas e promover a integração de estudantes."