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Área de Vestuário do IFB investe em projeto integrador nas práticas com os estudantes

Criado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 17h17 | Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 17h17 | Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 17h17 | Acessos: 699

"Projeto integrador" é um termo utilizado para o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos por meio de projetos. Fazendo uso dessa ferramenta, cinco professores da Área de Vestuário do IFB Campus Taguatinga vem desenvolvendo o “Projeto integrador: Confecção de uma peça de vestuário”. A proposta acontece desde o início das atividades remotas e tem como proposta o aprimoramento de práticas docentes na oferta de seus componentes curriculares. Dessa forma, os conteúdos são abordados de maneira interligada e dirigida aos discentes do curso Técnico Subsequente em Vestuário. 

"O objetivo tem sido desenvolver nos profissionais de moda do futuro uma aprendizagem por meio da experimentação, uma vez que é possível vivenciar empiricamente os conceitos teóricos trabalhados nas disciplinas", explica a professora Juliana Rangel, uma das idealizadoras do trabalho no IFB Campus Taguatinga.

Os professores do IFB Campus Taguatinga Adriano Bezerra, Juliana Aragão, Juliana Rangel, Larissa Avanço e Moema Carvalho entendem que esse jeito de aprender assegura nos sujeitos em formação — os estudantes —  a autonomia e a criticidade nos seus processos de construção de conhecimento, tornando-os assim mais ativos e conhecedores de estratégias de pesquisas. 

 

Saiba mais sobre o Projeto integrador: Confecção de uma peça de vestuário

A primeira versão do projeto aconteceu no segundo semestre de 2020, seguindo com a segunda versão no primeiro semestre de 2021. Atualmente, o projeto avança em sua terceira versão, sempre partindo de abordagens educacionais que estimulam nos estudantes uma postura ativa, conduzindo-os ao lugar de protagonistas, no que diz respeito à construção de seus próprios saberes. 

Cada versão ou etapa do projeto conta com a participação dos estudantes dos três módulos do curso Técnico Subsequente em Vestuário. Uma das primeiras etapas foi a estruturação dos grupos de trabalho. Esses grupos possuem composição mista, ou seja, cada grupo contém integrantes dos três módulos do curso, para discutirem as estratégias necessárias à confecção da peça de vestuário, a partir de uma temática. Todo o processo é conduzido por meio de encontros síncronos semanais.

No primeiro momento, o projeto contou com a participação de cinco grupos, cada um com 7 integrantes dos 3 módulos, e, consequentemente, ao final dessa versão foram apresentadas cinco peças de vestuários.

Agora o projeto conta com a participação de dez grupos, cada um com cinco integrantes dos 3 módulos, e a proposta de fechamento para os estudantes do curso será a realização de um concurso com as melhores ideias em Vestuário. 

"A nossa ideia é apresentar os trabalhos dos estudantes a profissionais que têm relação com Moda e com a cadeia produtiva têxtil no Distrito Federal. Serão convidados jurados qualificados para participação da seleção das peças, e as três melhores ideias concretizadas pelos estudantes como produtos de vestuário serão escolhidas como forma de reconhecimento ao trabalho dos grupos", comenta a professora.

 

Lançamento do 1º Concurso de Moda do IFB

A previsão do lançamento da 1ª edição do concurso da área de Vestuário do IFB é para o primeiro semestre de 2022, e os estudantes da área já estão trabalhando em seus processos de criação. 

Só nos resta acompanhar as próximas novidades e tendências para os diferentes públicos e estilo do gosto brasiliense.

Confira aqui um dos resultados de trabalhos feitos pelos estudantes, já na terceira versão do projeto.

Para saber mais sobre estamparia botânica, assista ao vídeo que atingiu mais de mil visualizações. 

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