Página inicial > Taguatinga > Estudantes do IFB Campus Taguatinga ganham medalha na OBMEP

Estudantes do IFB Campus Taguatinga ganham medalha na OBMEP

Criado: Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 14h27 | Publicado: Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 14h27 | Última atualização em Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 14h27 | Acessos: 662
Os alunos do Ensino Médio Integrado em Eletromecânica Pedro Paulo Nogueira  R. de Sousa, do 3º ano, e Joel Dutra Lima e Michael Kennedy Langmea da Silva, ambos  do 1º ano, foram premiados na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas  Públicas, cujo resultado foi divulgado no dia 18 de janeiro. Pedro e Joel foram premiados  com medalha de bronze, e Michael, com uma menção honrosa. Os três alunos  participaram de um projeto de ensino intitulado Abordando Temas da Matemática a partir de Questões da OBMEP, de autoria dos professores Bruno Macedo e Alessandra Kreutz, do IFB Campus Taguatinga.

O projeto consistiu em encontros semanais em que eram abordados temas dentro  das subáreas da matemática que costumam compor as provas da OBMEP: geometria,  álgebra, análise combinatória e teoria dos números. Partindo de questões da própria  OBMEP, os temas eram desenvolvidos com os alunos e, posteriormente, trabalhados em  atividades. Alessandra Kreutz diz que um dos objetivos era fazer com que os alunos passassem a ver a  matemática com outros olhos, mergulhando nas propriedades dos números. “Quando  eu era estudante, mesmo adorando matemática, nunca fui bem nas provas da OBMEP.  No momento em que uma professora minha fez um aulão apresentando os objetivos,  algumas questões, raciocínios, foi que tive um bom desempenho, conseguindo passar  para a segunda fase. Por isso, acreditei, desde o começo, que o projeto seria essencial  para que os alunos que se interessassem em participar pudessem conhecer melhor a  matemática, desfrutar desse maravilhoso mundo e ter um bom desempenho na  Olimpíada”, comentou Alessandra.

Este ano, a OBMEP contou com a participação de mais de 17 milhões de  estudantes de escolas públicas e privadas. Por ser uma competição extremamente  desafiadora, as questões da OBMEP exigem atenção, estudo e muita criatividade por  parte do estudante. Segundo Pedro Paulo Nogueira, “ter participado do projeto foi fundamental para  que eu conseguisse ter ideias sobre o que fazer em diversas questões da prova,  especialmente as de Combinatória e Probabilidade”. Para ele, ser premiado numa competição nacional desse nível é uma alegria enorme. "Matemática é a minha matéria preferida, a que eu amo estudar. Portanto, esta premiação significa muito para mim”,  afirmou.

Devido à pandemia do novo coronavírus e às dificuldades impostas pelo ensino  remoto, o número de participantes do projeto de ensino foi pequeno, pouco menos de  10 participantes inicialmente, mas rendeu excelentes resultados. “Estamos ansiosos  para repetir o projeto em 2022 e, quem sabe, contribuir para que nossos alunos  consigam resultados ainda melhores e possam desfrutar do prazer de aprender matemática”, afirmou Bruno Macedo.