Estudantes do IFB Campus Taguatinga ganham medalha na OBMEP
Os alunos do Ensino Médio Integrado em Eletromecânica Pedro Paulo Nogueira R. de Sousa, do 3º ano, e Joel Dutra Lima e Michael Kennedy Langmea da Silva, ambos do 1º ano, foram premiados na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, cujo resultado foi divulgado no dia 18 de janeiro. Pedro e Joel foram premiados com medalha de bronze, e Michael, com uma menção honrosa. Os três alunos participaram de um projeto de ensino intitulado Abordando Temas da Matemática a partir de Questões da OBMEP, de autoria dos professores Bruno Macedo e Alessandra Kreutz, do IFB Campus Taguatinga.
O projeto consistiu em encontros semanais em que eram abordados temas dentro das subáreas da matemática que costumam compor as provas da OBMEP: geometria, álgebra, análise combinatória e teoria dos números. Partindo de questões da própria OBMEP, os temas eram desenvolvidos com os alunos e, posteriormente, trabalhados em atividades. Alessandra Kreutz diz que um dos objetivos era fazer com que os alunos passassem a ver a matemática com outros olhos, mergulhando nas propriedades dos números. “Quando eu era estudante, mesmo adorando matemática, nunca fui bem nas provas da OBMEP. No momento em que uma professora minha fez um aulão apresentando os objetivos, algumas questões, raciocínios, foi que tive um bom desempenho, conseguindo passar para a segunda fase. Por isso, acreditei, desde o começo, que o projeto seria essencial para que os alunos que se interessassem em participar pudessem conhecer melhor a matemática, desfrutar desse maravilhoso mundo e ter um bom desempenho na Olimpíada”, comentou Alessandra.
Este ano, a OBMEP contou com a participação de mais de 17 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas. Por ser uma competição extremamente desafiadora, as questões da OBMEP exigem atenção, estudo e muita criatividade por parte do estudante. Segundo Pedro Paulo Nogueira, “ter participado do projeto foi fundamental para que eu conseguisse ter ideias sobre o que fazer em diversas questões da prova, especialmente as de Combinatória e Probabilidade”. Para ele, ser premiado numa competição nacional desse nível é uma alegria enorme. "Matemática é a minha matéria preferida, a que eu amo estudar. Portanto, esta premiação significa muito para mim”, afirmou.
Devido à pandemia do novo coronavírus e às dificuldades impostas pelo ensino remoto, o número de participantes do projeto de ensino foi pequeno, pouco menos de 10 participantes inicialmente, mas rendeu excelentes resultados. “Estamos ansiosos para repetir o projeto em 2022 e, quem sabe, contribuir para que nossos alunos consigam resultados ainda melhores e possam desfrutar do prazer de aprender matemática”, afirmou Bruno Macedo.
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