Página inicial > Taguatinga > Exposição Mangue Uça do curso de Vestuário do IFB está aberta no Espaço Renato Russo

Criado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 09h19 | Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 09h19 | Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 16h02 | Acessos: 703

A exposição é o resultado do projeto de extensão, intitulado “Do cerrado ao litoral: a caravana nas asas da estamparia”, realizado por meio de pesquisa desenvolvida pelo professor de Design de Moda, Adriano Bezerra, do Instituto Federal de Brasília/ Campus Taguatinga. Em 2019, o professor coordenou um grupo de estudos sobre estamparia artesanal moda, formado por estudantes de moda com interesse em aprofundar-se nesse universo. O trabalho se deu em três etapas e envolveu a capital Brasília/DF e o distrito litorâneo de Barra de Camaratuba/PB - município de Mataraca/PB. Onde buscou-se uma imersão no cotidiano da comunidade por meio de troca de saberes, em oficinas de manualidades, que ressaltaram a cultura local e suas riquezas naturais.

A programação está aberta no Espaço Cultural Renato Russo de 8 a 30 de dezembro e terá a participação de cinco discentes do técnico em Vestuário e três discentes do Proeja-Artesanato, que vão ministrar mini oficinas de crochê e bordado. "Convido todos a visitar a exposição que está instalada a partir de hoje no Espaço Cultural Renato Russo. Agradeço as monitoras do Técnico em Vestuário e PROEJA-Artesanato do Campus Taguatinga e todos os envolvidos no Projeto. Vai ser muito bom nos encontrarmos por lá", convida o professor Adriano.

A EXPEDIÇÃO

O Mangue Uçá é o território do caranguejo uçá, o habitat onde ele constrói sua existência. O caranguejo-uçá é territorialista, raramente entra em uma galeria que não seja a sua própria, e se isso ocorrer, o invasor é imediatamente expulso. Também são animais assustados, qualquer movimento nas proximidades os afugenta para suas tocas, que podem chegar à profundidade de 60 até 180 cm, dependendo da região e da época do ano.

Essa exposição tem a pretensão de colocar o visitante no universo dessa comunidade praiana, visualizando uma coleção cápsula de vestidos tingidos e bordados, uma iconografia encantadora dessa vivência através de fotografias. Criando uma (re)aproximação com a natureza do mangue, fomentando as manualidades do tingimento, bordado e crochê nas produções com a moda.

Os objetos que compõem a exposição “Expedição Mangue Uçá” são modelos de vestuário confeccionados manualmente e com intervenções de bordado que ressaltam a experiência com as manifestações culturais da comunidade, valorizando a simplificação da feitoria de um produto.

A pesquisa destaca as raízes do mangue como elemento primordial para a extração da tintura natural, sendo utilizada como pigmento para tingimento em tecido plano de fibras naturais, como o algodão, linho, entre outros. Se apropriando dessa técnica artesanal em tingimento botânico, com material orgânico, como beneficiamento sustentável na moda de vestuário e acessórios. Após o recolhimento das amostras das raízes e preparação do extrato, foi aplicado o tingimento por meio de infusão quente do extrato dessas raízes do mangue em diferentes tipos de fibras naturais e sintéticas.

EXPOSIÇÃO MANGUE UÇA

Espaço Cultural Renato Russo – Mezanino Central 508 Sul – Brasília /DF

Abertura oficial: 8 de dezembro às 18 horas (quinta-feira)

De 8 a 30 de dezembro, de segunda a domingo, horário de funcionamento do local