Página inicial > Taguatinga > Estudantes do IFB Campus Taguatinga são novamente destaque na OBMEP

Estudantes do IFB Campus Taguatinga são novamente destaque na OBMEP

Criado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 16h17 | Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 16h17 | Última atualização em Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 16h17 | Acessos: 366

Os alunos do Instituto Federal de Brasília, Campus Taguatinga, Fabrício Barbosa Vieira, do 1º ano, e Joel Dutra Lima, do 2º ano, foram premiados com Menção Honrosa na 17ª OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Os estudantes, que são do Ensino Médio Integrado em Eletromecânica, fazem parte de um projeto idealizado pelos professores Alessandra Kreutz e Bruno Macedo Alves, de preparação para a prova da OBMEP intitulado “Abordando Temas da Matemática a partir de Questões da OBMEP”. O foco central do projeto é a abordagem dos temas de matemática mais frequentes na OBMEP a partir da técnica de resolução de problemas. O projeto já encontra-se em sua segunda edição e os professores pretendem repetir e ampliar o projeto ao longo dos próximos anos: “com as premiações que os estudantes receberam nos últimos anos, os demais colegas sentem-se mais motivados para também participarem da OBMEP e de outros projetos de matemática”, afirma Alessandra.

O aluno Fabrício afirma que está muito feliz com a conquista, já que foi sua primeira classificação na OBMEP. Fabrício ainda deixa um conselho para quem busca participar da próxima edição: “a OBMEP nos incentiva a estudar, nos preparar, e quando chega o resultado, vemos que o que importa não é o prêmio, mas sim a diversão”. Ainda, segundo ele, é muito importante focar na segunda fase da prova “é nela que fica difícil”.

Já o aluno Joel tem um belo caminho olímpico na matemática. Durante seu ensino fundamental foi agraciado com Medalha de Bronze e duas Menções Honrosas pela OBMEP, e no ano de 2021, foi novamente premiado com a Medalha de Bronze, agora já no Nível 3 da olimpíada. Além disso, Joel conquistou a Medalha de Bronze por sua participação na IV OMIF (Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais). Ele destaca que “o sentimento é de felicidade, pois depois de tanto estudo finalmente somos recompensados”. Além disso, ele ressalta que a OBMEP o ajudou a enxergar a matemática por outros olhos. "Já fui medalhista em edições anteriores, e isso me incentiva a buscar uma carreira em áreas que, até então, eu não gostava. Dessa forma, pretendo futuramente cursar Licenciatura em Matemática ou Engenharia de Software.”

Quando perguntados sobre as expectativas com a próxima edição da OBMEP, ambos garantem: vão em busca de uma medalha na próxima edição. Além da premiação dos estudantes, no ano de 2021, a professora Alessandra Kreutz foi premiada com um projeto chamado OBMEP na Escola. O projeto é um programa voltado para contribuir com a formação de professores em Matemática estimulando estudos mais aprofundados e a adoção de novas práticas didáticas em suas salas de aula. A execução do programa OBMEP na Escola se deu em duas etapas: a primeira etapa inteiramente voltada para a formação docente, enquanto a segunda etapa foi realizada a partir de encontros com os estudantes, sempre com orientação do programa para o desenvolvimento de conteúdos programáticos, seguindo a prática didática de resolução de problemas. De acordo com a professora Alessandra, “a participação no programa OBMEP na Escola possibilitou uma abordagem mais focada na prova da segunda fase da OBMEP, onde os estudantes são avaliados também por sua habilidade escrita, já que as questões passam a ser discursivas. Trabalhar essa nova habilidade nos estudantes foi certamente desafiador, mas gratificante já que os estudantes conseguiram se desenvolver e obter a premiação”.