Página inicial > Taguatinga > Estudantes do IFB realizam exposição no Espaço Cultural Renato Russo

Estudantes do IFB realizam exposição no Espaço Cultural Renato Russo

Criado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 08h13 | Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 08h13 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 08h50 | Acessos: 1204
imagem sem descrição.

Está aberta, no Mezanino do Espaço Cultural Renato Russo, a exposição "Tessitura de Ontem e Hoje: O Cortiço em 2023 — Uma exposição de Moda com um olhar contemporâneo sobre as personagens da obra de Aluísio Azevedo". A mostra é resultado do trabalho dos alunos do curso de Design de Moda do Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Taguatinga e fica disponível até o dia 18 maio, sempre de terça a domingo, das 10h às 20h, com entrada gratuita. O Espaço Cultural Renato Russo fica localizado na quadra 508 sul, Asa Sul.

A Exposição

Seis personagens compõem a mostra, que foi feita a partir de uma pergunta de fundo: “Como seria a vida das personagens do livro O Cortiço em Taguatinga no ano de 2023? Como se vestiriam?”

A partir dessa reflexão, sob a condução e supervisão dos docentes Francisco Nunes, Priscila Bosquê e Suzana Guerra, os alunos criaram roupas que mantiveram a essência das personagens do livro, mas foram adaptadas para o mundo contemporâneo.

O cortiço de 2023 fica em Taguatinga e é habitado por seis grandes personagens femininas: Piedade, Pombinha, Zulmira, Rita Baiana, Bertoleza e Estela:

• Bertoleza é uma mulher de 30 anos alegre e carismática que tem muito conhecimento de vida mas nunca teve oportunidade de finalizar os estudos. Trabalhou como doméstica desde criança e hoje é terceirizada de serviços gerais em um Hospital. Depois do trabalho gosta de ir ao samba com sua vizinha e amiga Rita Baiana.
  • Estela vem de uma família rica, extremamente religiosa e muito rígida. Viu no casamento uma forma de se libertar, entretanto o matrimônio revelou-se monótono. A infidelidade e aventuras sexuais tornaram-se sua fuga. Estela vive um casamento de fachada, tem uma relação muito ruim com o marido e com a filha Zulmira.
  • Piedade de Jesus, foi uma mulher inteiramente comprometida com sua família e religião e que viveu boa parte da vida em prol do bem-estar dos outros e acabou esquecendo de si mesma. Foi traída e abandonada pelo marido, e tornou-se alcoólatra e sofre abuso enquanto trabalhava num bar.
  • Pombinha é uma jovem de família católica tradicional e conservadora que antes de se casar sofre abuso sexual. Desistiu de se casar, tornou-se ativa nas redes sociais publicando conteúdo adulto.
  • Rita Baianaé uma mulher feminista, trabalhadora, muito bonita e sensual. Ela preza pela sua liberdade e não muda sua forma de ser e pensar mesmo inserida em um meio machista. Aos domingos não vai à missa, porque
  • prefere um almoço com os amigos mais próximos ou dançar em um pagode.
  • Zulmira é de família rica, está no ensino médio, toca piano, pinta, desenha, canta e costura. Sua família é disfuncional e não se sente acolhida nem pelo pai e nem pela mãe. Iniciou um romance com um homem rico e mais velho que lhe ampara financeira e emocionalmente.

A palavra tessitura tem origem no italiano, e dentre suas definições estão: composição de tecido e modo como as palavras se unem estruturam um texto. Desta forma, a palavra escolhida para dar nome à exposição representa uma junção de passado e presente, com a literatura e os tecidos se unindo para proporcionar novas interpretações e reflexões.

A exposição é uma oportunidade única para os visitantes explorarem a conexão entre o passado e o presente na moda e na cultura.

Sobre o curso Design de Moda do IFB

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda é ofertado no IFB Campus Taguatinga e começou a ser oferecido no ano de 2015. É um curso com abordagem ampla e forma profissionais para atuação nas mais diversas subáreas da moda, tais como: desenvolvimento de coleções, styling, produção de moda, pesquisa de moda, vitrinismo, estamparia etc.

O IFB é uma instituição de educação técnica e tecnológica pública que oferece cursos profissionalizantes de formação básica, técnica e superior.

SERVIÇO

Tessitura de Ontem e Hoje: O Cortiço em 2023 — Uma exposição de Moda com um olhar contemporâneo sobre as personagens da obra de Aluísio Azevedo

Data: 19 de abril a 18 de maio
Horário: De terça a domingo, das 10h às 20h