Página inicial > Taguatinga > Aluna do Curso Técnico em Vestuário é premiada em concurso da Campus Party Fashion Tech

Criado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 10h06 | Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 10h06 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 10h05 | Acessos: 737
imagem sem descrição.

A aluna do curso Técnico Subsequente em Vestuário Grazielle Raiane Silva, e outros três estudantes do Distrito Federal, venceram o concurso da Campus Party Fashion Tech 2023 para escolha de uma peça de vestuário do tipo wearable, que irá compor o figurino de shows da cantora Bianca Jhordão, da banda Leela. O evento ocorreu em Brasília, entre os dias 06, 07 e 08 de abril, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

O objetivo desse concurso foi proporcionar, aos estudantes das áreas de vestuário e moda do DF, uma experiência imersiva de aprendizagem, englobando teoria e prática, e fomentar a criatividade e ideias inovadoras, a partir do uso de dispositivos tecnológicos utilizados na confecção de peças de vestuários denominadas wearables.

Para desenvolver a peça ganhadora do concurso, Grazielle e seus colegas de equipe customizaram uma jaqueta jeans, reutilizaram alguns aviamentos e prototiparam, em impressora 3D, uma peça no formato de um coração humano. Esses recursos foram empregados na confecção de um colete que aciona luzes dentro desse coração 3D, quando recebe mensagens via WhatsApp. Todo o treinamento da equipe foi feito de maneira intensiva, com base na metodologia de ensino e aprendizagem bootcamp, muito utilizada no universo de criação dos wearables tech.

O grupo ganhador e os demais grupos competidores da Campus Party Fashion Tech 2023 tiveram a oportunidade de conhecer e de se aperfeiçoar em conteúdos voltados ao uso de dispositivos eletrônicos, programação e conexão de internet em roupas, acessórios e calçados. As equipes foram formadas em grupos de 3 ou 4 integrantes e tiveram 3 dias para concluírem seus projetos para uma cliente real: Bianca Jhordão, vocalista da banda Leela, que usará em seu figurino, a peça vencedora, em shows, de maneira performática.

Entre os jurados do concurso estavam as integrantes da comissão organizadora da Fashion Tech Lina Lopes, que é consultora em criatividade, comunicação e tecnologia, e Aline Martinez, profissional especializada em UX/UI Designer, além do engenheiro de software Leonardo Araújo, a jornalista Karla Gamba e a psicóloga Nana Calimeris, que consideraram como critérios de avaliação a criatividade, originalidade, qualidade do protótipo, tecnologia e a boa performance.

Grazielle e seus colegas ganhadores foram premiados com um troféu produzido em uma impressora 3D e uma viagem para a Campus Party Brasil, a ocorrer na cidade de São Paulo entre os dias 25 e 30 de julho, para apresentação e entrega do colete.

Foto: Gabriel Maciel – Campus Party Fashion Tech - CPBSB5