Página inicial > Taguatinga > Campus Taguatinga desfila criatividade na Semana Lago Limpo

Campus Taguatinga desfila criatividade na Semana Lago Limpo

Criado: Terça, 18 de Setembro de 2012, 09h25 | Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2012, 09h25 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2708

Um verdeiro desfile de criatividade e bom gosto. Assim pode ser definida a participação do Instituto Federal de Brasília (IFB) nas atividades da Semana Lago Limpo 2012. O evento, promovido pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), teve seu ponto alto no último sábado, 15 de setembro, no Clube Naval de Brasília.

Rhayssa Naron Sousa, Miss Estrutural, desfilou vestindo roupa feita de caixa de leite e flores de saco de cimento. Um dos momentos mais marcantes do dia foi a realização do Desfile Lago Limpo Fashion. Na ocasião, sete associações de costureiras, bordadeiras e artesãs da cidade Estrutural, sob consultoria de alunos e professores III módulo do curso técnico em Vestuário do Campus Taguatinga, produziram peças de roupas feitas com materiais reciclados.

Na passarela, foi desfilada a coleção Vejo Flores em Você, criada a partir de materiais vindos do lixo. “Copo plástico virou saia, canudo e saco plástico viraram corset. O inusitado é transformar material descartado em roupa, e isso é complexo. Prática do fazer, tentativa e erro”, avalia a professora do Campus Taguatinga, Camila Rodrigues Fonseca. A professora, juntamente com os docentes Marco Antonio Vezzani e Suzana Curi Guerra, foram responsáveis pelo participação do IFB no evento.

Além do desfile, o evento também contou com uma exposição de vestidos de noivas baseados em  telenovelas de grande sucesso da Rede Globo, como Caminho das Índias e Roque Santeiro. Após o julgamento, a equipe As Marias Costureiras ficaram com o primeiro lugar do concurso, com um vestido inspirado na personagem Viúva Porcina, vivida pela atriz Regina Duarte na novela Roque Santeiro.

Oficinas

Durante o evento também foram realizadas oficinas de reciclagem aos presentes, que passaram o dia aprendendo a reutilizar diversos tipos de resíduos sólidos. Uma das opções era do projeto “Recriar é moda”, promovido pela Administração Regional da Estrutural e comandada pela participante do Cooperativa Habitacional Comunitária Forças Unidas e servidora do Governo do Distrito Federal, Iracema Maria de Sousa.

Com material muito simples – tecido de juta, cola de tecido e embalagem de caixinha de sucos de 1litro – surgem pequenas bolsas. “Quer ir a um casamento combinando sapato, vestido e bolsa? Em poucos minutos isso é possível, basta querer aprender, pois lixo é renda”, afirma Iracema.

O aluno de futsal do Centro Olímpico da Estrutural, Leonardo Santos, parou por alguns minutos de  brincar com os amigos e sentou-se na tenda do Recriar é Moda, para aprender. “Estou fazendo artesanato com os 3Rs, reciclar, reduzir e reaproveitar”, fala com orgulho do menino que, atento, recebia os ensinamentos de Dona Iracema.

Extensão

A participação do IFB na Semana Lago Limpo foi fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido por um grupo de servidores e alunos do Campus Taguatinga, em uma atividade de extensão. Desde 15 de julho, sete estudantes e professores do curso técnico em Vestuário visitam, todas as terças-feiras, a Estrutural para realizar trabalho de orientação ao grupo de mulheres costureiras que tinham a missão de coletar, selecionar, lavar, preparar e reinventar o material.

Além das consultoria in loco, as cooperadas tiveram a oportunidade de conhecer, em dois encontros, os laboratórios do curso de Vestuário no Campus Taguatinga, onde tiveram contato com o maquinário da área.

Além de ajudar a melhorar o trabalho das artesãs, o projeto e o trabalho de mediação das alunas contará como estágio curricular. Quem não pode ir ao evento e quiser conhecer de perto os modelos produzidos pelas associações, os vestidos de noivas ficarão expostos, nos próximos dias, no prédio do Campus Taguatinga.

Veja na página oficial do IFB no facebook mais fotos da participação do IFB na Semana Lago Limpo.