Página inicial > Taguatinga > Alunos do Campus Taguatinga visitam a ONG Comissão Jovem Gente como a Gente

Alunos do Campus Taguatinga visitam a ONG Comissão Jovem Gente como a Gente

Criado: Segunda, 24 de Setembro de 2012, 16h21 | Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2012, 16h21 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2918

Estudantes do Campus Taguatinga visitam a ONG Gente como a gente.

Sete alunos do Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília (IFB) visitaram na última sexta-feira, 21 de setembro, a sede da Organização Não Governamental (ONG) Comissão Jovem Gente como a Gente em Planaltina. A atividade foi uma iniciativa do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus e fez parte da Semana de Acessibilidade, que aconteceu, de 17 a 21 de setembro, em todas as unidades do IFB.

O grupo de alunos que participou da visita era composto por estudantes da unidade do IFB em Taguatinga que possuem algum tipo de necessidade específica. Na ONG, o grupo conheceu as atividades desenvolvidas pela organização e assistiu uma palestra com a presidente da Instituição, Lucimar Malaquias.

Na palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de debater as dificuldades enfrentadas pelos deficientes físicos no Distrito Federal, como a acessibilidade em locais públicos e a própria inclusão social desses portadores na sociedade.

“Eu gostei muito da visita e achei muito produtiva, foi de suma importância não só para o meu aprendizado, como para todos os alunos que estavam presentes”, comenta Luciene, estudante do Campus Taguatinga.

Outras atividades

Além da visita a ONG, os alunos realizaram outras atividades durante a última sexta-feira. No período da manhã, os estudantes assistiram um jogo de basquete de cadeirantes, ocorrido do CAIC Metropolitana. Depois foram ao Campus Planaltina do IFB, onde almoçaram e assistiram a uma partida de “Vôlei Sentado” - modalidade paralímpica na qual os atletas disputam a partida sentados - que aconteceu na unidade.

Luciene aprovou a programação que foi preparada pela NAPNE do Campus Taguatinga. “Assisti ao jogo de basquete e fiquei maravilhada com a força e a habilidade que aqueles atletas tinham para conduzir suas cadeiras e com isso pude observar que todos independentemente de sua deficiência superam seus limites, quaisquer que sejam,” finaliza.

O grupo foi acompanhado pelas assistentes sociais, Ana Maria Soares Leal e Tâmara Miranda, e pelos estagiários do NAPNE do Campus Taguatinga Brenda Rodrigues e Dyone Silva.

A ONG

A ONG Comissão Jovem Gente como a Gente, é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, de assistência social, cujos trabalhos são voltados em prol dos portadores de deficiência de Planaltina- DF.

Foi criada no “Ano Internacional das pessoas Deficientes”, em 1981, mas só foi registrada em cartório em 1983. Seu atual Presidente é o Lucimar Malaquias. A ONG luta principalmente pela inclusão social dos portadores de deficiência física e pela acessibilidade destes em locais públicos, além de promover lazer e entretenimento.

Os campi do IFB estão promovendo, nesta semana, ações de sensibilização às necessidades dos PNE

Servidores do Campus Gama vendam os olhos e jogam futebol por uma boa causa